Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

REFLEXÃO SOBRE O ENCONTRO DA AMIZADE Por: Abson Praxedes

REFLEXÃO SOBRE O ENCONTRO DA AMIZADE
Por: Abson Praxedes
1 – O ENCONTRO DA AMIZADE EX-SUCAM DE ONTEM:
O COMEÇO – Olá família ex-sucam! Inicialmente um papo com vocês. Em 1986, na cidade de Jaru/Ro, no mês de julho, com um simples torneio de futebol num dia de domingo, dava início um movimento que originou o Encontro da Amizade, e de lá para cá foram realizadas 28 edições anuais. Muitos daqueles que iniciaram e vivenciaram essa caminhada, já não estão mais conosco. No princípio, o evento tinha o caráter competitivo, e ao passar do tempo, verificou-se tratar-se de um encontro anual onde se rever amigos e fazer novas amizades passou a ser mais importante.
COMO ERA A PARTICIPAÇÃO DOS MUNICIPIOS? – O evento já foi realizado ao longo de todo o estado, de Guajará a Vilhena, inclusive nos municípios da BR 429, Alvorada e Costa Marques. Nos anos 80 e 90, as delegações municipais se deslocavam comumente em ônibus comercial ou patrocinado por políticos ou prefeituras. Embora os ônibus não fossem nada confortáveis na época, para os participantes a festa já começava ali, pois em eram viagens longas e começa ali um verdadeiro estreitamente de amizades. Mesmo com algumas dificuldades, o que se via, era uma disposição fantástica de todos para participarem dos encontros. E convém lembrar que nesse começo, poucos dispunham de veículos próprios e se utilizavam destes para irem aos eventos, normalmente eram viagens em coletivos.
CONDIÇAO FINANCEIRA DOS PARTICIPANTES – Até os anos 80, a maioria dos servidores eram recém contratados, e poucos dispunham de bens e patrimônio que lhe prendessem, ao ponto de causar alguma preocupação em se ausentar por alguns dias e não poderem participar do evento.
ANOS 80 E 90 – HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO: Os municípios organizadores do evento, faziam um grande esforço para recepcionarem as delegações, e em alguns casos a alimentação era gratuita. A hospedagem era em colégios nas férias escolares e todos levavam colhões que lotavam os bagageiros dos ônibus. Tudo era motivo de festa e uma verdadeira confraternização.
DECADENCIA DO ENCONTRO – O QUE ESTÁ HAVENDO? Precisamente de 2010 para cá, verifica-se um desanimo de participação. Contudo, é uma chama que muitos não querem que seja apagada, e com insistência destes, o encontro tem sobrevivido. E a pergunta que se faz, e: O que está havendo pelo desinteresse de muitos participantes? Será o fato de que hoje a grande maioria são possuidores de bens: veículos, sítios, fazendas, chácaras, comércios, ou até mesmo compromissos com a família, igreja, estudos, etc; e com isso, já não dispõem de tempo para vivenciar esse momento?  Como já foi dito, antes a grande maioria não dispunha de bens que gerassem preocupação em se ausentarem alguns dias para participarem. Por mais que se busque alguma justificativa da ausência na atualidade; o certo é que nada é maior do que você rever amigos que ao longo de décadas de convivência no trabalho, se tornaram verdadeiros irmãos. Pior ainda, às vezes temos reencontrado alguns desses amigos e irmãos em seus velórios, pois já não dispomos de tempo para esse reencontro em vida. Eis uma boa razão para refletirmos e nos esforçarmos para esse encontro, diga-se de passagem, ambiente totalmente familiar. Será o bem material ou outra situação, mais importante do que uma amizade construída em várias décadas?
2 – O ENCONTRO DA AMIZADE DO SINDSEF DE HOJE: Com o passar dos anos, em razão do desanimo nas participações. As lideranças desportistas de 2012 para cá, discutiu abertamente entre si e com dirigentes do Sindsef a possibilidade de estender o evento com a participação de todos os servidores federais base da entidade, e finalmente de forma direta o Sindsef abraça a causa e realizará neste ano de 2017 o I ENCONTRO DA AMIZADE DO SINDSEF, envolvendo toda a categoria dos servidores federais. A grande importância dessa participação, não está apenas no olhar de uma simples confraternização ou promoção de atividades desportivas e culturais, e sim, numa necessidade de cada vez mais intensificar um processo de interação entre essa categoria, objetivando assim um fortalecimento da base sindical para o enfrentamento das investidas do governo na sede em retirar ou negar direitos, e que só através de movimentos de lutas consegue-se buscar ou defender. Desde que comecei a frequentar o ambiente nacional como membro da Condsef no ano de 2011, tenho provocado as lideranças nacionais representantes das entidades de base, o porquê que de nosso segmento do serviço público não ter representação política no Congresso Nacional, e infelizmente, esse assunto tem sido dito ao vento, pois não se verificar nenhuma iniciativa nesse sentido. Esse comportamento tem sido um erro fatal, pois se fossemos organizados, poderíamos ter uma significante representação no congresso nacional, e com um verdadeiro conhecimento de causa, poder fazer o enfrentamento na defesa dessa categoria. Sendo assim, um evento dessa natureza, poderá oportunizar uma reflexão para essa necessidade. Entretanto, o objetivo central desse encontro da família Sindsef, é propiciar o reencontro e o fazer novas amizades, concomitantemente, promover saúde e bem-estar aos participantes, resultando em qualidade de vida. Outro aspecto que produz o evento, apesar de estar num momento de descontração, é a interação de experiências bem-sucedidas no âmbito do trabalho, o que certamente resultará no aprimoramento da qualidade do serviço prestado à sociedade.
ENCONTRO DA AMIZADE DO SINDSEF 2017 – O evento deste ano, será realizado em Porto Velho, na sede campestre da entidade no período de 16 a 19/08. O local está recebendo toda a estrutura necessária e estará pronto para recepcionar os participantes. A acomodação da hospedagem continua na modalidade de CAMPING e a alimentação será subsidiada pelo SINDSEF, cabendo ao participante a despesa diária de R$ 20,00 (vinte reais) para o café, almoço e janta. Devendo os participantes trazerem os materiais de camping, pratos e talheres. Tradicionalmente, o evento é realizado no mês de julho nas férias escolares, uma vez que as crianças tem sido um público cada vez mais presente. Espera-se na próxima oportunidade ser realizado no período apropriado.  Informamos que os ofícios para as autoridades e dirigentes dos órgãos solicitando a liberação dos interessados em participar do evento, já foram  envidados.
ESPERAMOS VOCE PARA O EVENTO – Com essa reflexão, esperamos que você retorne a participar, e possa rever os amigos e ampliar seu leque de amizades com outros servidores que participarão pela primeira vez.
 A CHAMA PARA CONTINUIDADE DO EVENTO PODE CONTINUAR ACESA. DEPENDE DE VOCE! PROCURE A COORDENAÇÃO DA DELEGAÇÃO MUNICIPAL E INSCREVA-SE PARA DISPUTAR MODALIDADES OU COMO SIMPLES PARTICIPANTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############