O Wärtsilä-Sulzer RTA96-C é o motor Diesel mais potente do mundo atualmente. É de dois tempos, turboalimentado com sistema de injeção Common-Rail e é o mais eficiente que já se conseguiu construir. Fabricado em Aioi, no Japão, pela Diesel United com tecnologia Wärtsilä, de cujo site essas imagens foram colhidas, o RTA96-C impressiona.
Está sendo produzido em versões de 6 a 14 cilindros em linha. Foi projetado inicialmente para aplicação em navios porta-container, mas encontra utilização em qualquer grande embarcação similar propelida por um único motor.
Alguns dados impressionantes:
Diâmetro da Camisa: 960 mm
Curso do Pistão: 2.500 mm
Cilindrada: (volume de um único cilindro) = 1.820 litros. (Mais do que mil motores automotivos 1.8). Para a versão de 14 cilindros, a cilindrada total é 25.480 litros!
Potência por cilindro: 7.780 HP. Para a versão de 14 cilindros, são 108.920 HP (Com essa potência é possível tocar uma frota de uns 800 ônibus urbanos).
Peso total para a versão de 14 cilindros: 2.300 toneladas (A árvore de manivelas sozinha pesa 300 toneladas).
Comprimento: 26,53 metros
Altura: 13,52 metros (Isso é mais do que um prédio de 4 andares!)
Rotação: 92 a 102 RPM
O consumo específico de combustível é de 120 a 126 gramas por HP por hora. Este é o consumo específico mais baixo de que se tem conhecimento, para qualquer motor Diesel, o que resulta num rendimento térmico superior a 50%. Para se ter uma idéia de comparação, os motores automotivos e de pequenas aeronaves tem consumo específico de combustível entre 182 e 272 gramas por HP por hora, com eficiência térmica de 25 a 35%. Apesar da alta eficiência, quando a plena carga este colosso consome 6.284 litros (1.660 galões) de óleo pesado por hora.
Instalação da árvore de manivelas de 300 toneladas. O cárter é do tipo estrutural, servindo como berço dos mancais principais, cujos casquilhos são revestidos com metal branco.
O sistema de suprimento de combustível incorpora as bombas de combustível dispostas num arranjo em "V" e as bombas hidráulicas de alimentação dos servo-controles montadas na extremidade direita.
Cada cilindro conta com um conjunto de controle da combustão, composto de:
A = Atuador hidráulico da válvula de escape, montado na galeria de óleo de comandos;
B = Unidade de controle dos injetores, montada na galeria de combustível;
C = Galeria de óleo de controle e
D = Tubo de retorno de óleo de controle e de comandos.
Com o aproveitamento do calor dos gases de escape do RTA96C, é acionado um turbogerador de 9.860 kW. A planta é composta por uma turbina diretamente acionada pelos gases de escape (esquerda) combinada com uma turbina a vapor, acionada por vapor gerado com o calor dos gases de escape (centro) e o alternador (direita
Os componentes internos deste motor tem algumas diferenças em relação aos motores Diesel automotivos e estacionários conhecidos.
A cabeça da biela não é diretamente ligada ao pistão. Há uma articulação entre a biela e uma haste que se fixa ao pistão. Dessa forma, os esforços do conjugado mecânico não são transmitidos às camisas dos cilindros, o que elimina o desgaste lateral conhecido como ovalização.
Os pistões são arrefecidos a óleo, como nos motores estacionários menores mas tem coroas de aço forjado e as câmaras de combustão têm 3 injetores simetricamente dispostos nos cabeçotes.
Os mancais fixos têm casquilhos de 965 mm de diâmetro e largura de 406 mm.
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