A palavra ecologia (do grego oikos, "casa") foi cunhada no século XIX pelo zoólogo alemão Ernst Haeckel, para designar a "relação dos animais com seu meio ambiente orgânico e inorgânico".
A expressão meio ambiente inclui tanto outros organismos quanto o meio físico circundante. Envolve relações entre indivíduos de uma mesma população e entre indivíduos de diferentes populações. Essas interações entre os indivíduos, as populações e os organismos e seu ambiente formam sistemas ecológicos, ou ecossistemas. A ecologia também já foi definida como "o estudo das inter-relações dos organismos e seu ambiente, e vice-versa", como "a economia da natureza", e como "a biologia dos ecossistemas" (Figura 1).
Figura 1 - Exemplo da interação entre os individuos.
O processo de defesa das plantas contra os seus inimigos insetos é baseado na liberação de substâncias voláteis que afastam ou mesmo atraem outros insetos. A nature (vol. 439 (19), 2006, pag. 278) mostra uma reportagem em que um determinado tipo de planta que emite um sinal, neste caso liberação de terpenos, quando o seu inimigo está sobre as suas folhas. Essas substâncias atraem outros insetos, que irão atacar os inimigos das plantas (Figura 2).
Foto T. Turlings
Inseto da família Cotesia marginiventris, após ser atraído pela planta, para a defesa do ataque de herbíveros
|
Este portal quer reiterar a gratidão e o respeito que sempre dedicam ao serviço público. Respeito expresso no diálogo, na transparência, no incentivo à qualificação e ao profissionalismo. O objetivo deste, e para abrir espaço democrático e transparente à todos os interessados em discutir os Direitos Humanos e atuação dos políticos brasileiros. (waldyr.madruga4@gmail.com)
SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.
sábado, 25 de janeiro de 2014
A ecologia química
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.
##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############