Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Os peticidas o caso do DDT

Os peticidas o caso do DDT
pesticidasPesticidas são substâncias que podem matar diretamente um organismo indesajável ou controlá-lo de alguma maneira. O Caso do DDT

Todos os pesticidas têm a propriedade comum de bloquear um processo metabólico vital dos organismos para quais são tóxicos.  A Tabela 1 apresenta as diferentes classes de pesticidas com os seus respectivos alvos. 

Tabela 1 - Pesticidas e seus respectivos alvos
Tipos de pesticidasOrganismos-alvo
AcaricidaÁcaros
AlgicidaAlgas
AvicidaPássaros
BactericidaBactérias
DesinfetanteMicroorganismos
FungicidaFungos
HerbicidaPlantas
InseticidaInsetos
LarvicidaLarvas de insetos
MoluscicidaCaracóis, lesmas
NematicidaNematóide
PiscicidaPeixes
RaticidaRoedores

             Apesar da sua aplicação em outros setores, a agricultura é o setor que mais consume,  além de ser a maior fonte de contaminação ambiental por pesticidas. Infelizmente resíduos  de pesticidas têm sido encontrados em solos, atmosfera e águas superficiais e subterrâneas. Acredita-se que essas substâncias seja responsáveis pela perda de biodiversidade e deterioração de vários habitats naturais. Dentre os pesticidas, ddtsem sombras de dúvidas o mais famoso é o DDT (para-diclorodifeniltricloroetano).
          O DDT foi aclamado como "milagroso"por Sir Winston Churvhill em 1945 por seu uso durante a guerra. Foi muito efetivo contra os mosquitos transmissores da malária e febre amarela, contra os piolhos que podem transmitir o tif
ddt piolho
o e contra as pragas de pulgas.  A OMS estimou que os programas de redução da malária, em que um dos componentes utilizado foi o DDT, salvou as vidas de 5 milhões de pessoas. A persistência do DDT o tornou um inseticida ideal:  uma pulverização oferecia proteção contra os insetos que variava de semanass até anos em virtude de sua baixa pressão de vapor e consequente baixa evaporação, baixa reatividade com respeito à luz, produtos químicos e microorganismos do  ambiente e solubilidade bastante reduzida em água. Como outros inseticidaas organoclorados, o DDT é solúvel em solventes orgânicos, sendo também no tecido adiposo animal. O DDT foi usado em excesso, particularmente na agricultura (80% de sua produção). O uso excessivo fez com que a concentração ambiental aumentasse demasiado e rapidamente, o que começou a afetar a capacidade reprodutiva de aves que incorparava o DDT. Em 1962, o DDT foi chamado de "elixir da morte" pela escritora Rachel Carson em seu influente livro Silent Spring (Primavera de Silêncio).  O livro alertava para os perigos dos inseticidas organoclorados para o  ambiente e a saúde humana. Esse livro estimulou o grande público a se interessar pelo DDT e outros pesticidas, cujo efeito imediato foi a realização de uma série de audiências legais nos Estados Unidos, promovidas por juris-consultos e cientistas. O principal resultado das audiências foi a proibição several do uso de DDT. Em 1973, a agência de proteção ambiental americana (Environmental Protection Agency - EPA) proibiu todos os usos do DDT, exceto aquele indispensáveis para a saúde pública. Ações restritivas similares foram instituídas pela Suiça em 1969 e posteriormente em países desenvolvidos.
Ciclo ddt

         Infelizmente,  décadas após sua proibição, ainda é registrado nos trabalhos científicos resíduos de DDT e seus produtos em nosso organismo, em particular em gorduras e, portanto, no leite materno. Isso em qualquer lugar do planeta, devido à volatilidade destes compostos. Atualmente, o uso de organoclorados é rigidamente controlado e a indústria desenvolveu novas classes de produtos de menor persistência e toxicidade, mas a OMS e a Organização Internacional do Trabalho estimaram em 2005 a ocorrência de 70 mil óbitos provocados por agrotóxicos no mundo, a grande maioria em países em desenvolvimento.

Referência
Baird, C. Química Ambiental. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
Rodrigues, H. G., Batista, M. T. A., Fonseca, L. C., Aversi-Ferreira, T. A. Efeitos de pesticidas sobre a fragilidade osmótica de eritrócitos - uma breve revisão. Biotemas, 2009, 22(1):7-16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############