Pesticidas são substâncias que podem matar diretamente um organismo indesajável ou controlá-lo de alguma maneira. O Caso do DDT
Todos os pesticidas têm a propriedade comum de bloquear um processo metabólico vital dos organismos para quais são tóxicos. A Tabela 1 apresenta as diferentes classes de pesticidas com os seus respectivos alvos.
Tabela 1 - Pesticidas e seus respectivos alvos
Apesar da sua aplicação em outros setores, a agricultura é o setor que mais consume, além de ser a maior fonte de contaminação ambiental por pesticidas. Infelizmente resíduos de pesticidas têm sido encontrados em solos, atmosfera e águas superficiais e subterrâneas. Acredita-se que essas substâncias seja responsáveis pela perda de biodiversidade e deterioração de vários habitats naturais. Dentre os pesticidas, sem sombras de dúvidas o mais famoso é o DDT (para-diclorodifeniltricloroetano).
O DDT foi aclamado como "milagroso"por Sir Winston Churvhill em 1945 por seu uso durante a guerra. Foi muito efetivo contra os mosquitos transmissores da malária e febre amarela, contra os piolhos que podem transmitir o tif
o e contra as pragas de pulgas. A OMS estimou que os programas de redução da malária, em que um dos componentes utilizado foi o DDT, salvou as vidas de 5 milhões de pessoas. A persistência do DDT o tornou um inseticida ideal: uma pulverização oferecia proteção contra os insetos que variava de semanass até anos em virtude de sua baixa pressão de vapor e consequente baixa evaporação, baixa reatividade com respeito à luz, produtos químicos e microorganismos do ambiente e solubilidade bastante reduzida em água. Como outros inseticidaas organoclorados, o DDT é solúvel em solventes orgânicos, sendo também no tecido adiposo animal. O DDT foi usado em excesso, particularmente na agricultura (80% de sua produção). O uso excessivo fez com que a concentração ambiental aumentasse demasiado e rapidamente, o que começou a afetar a capacidade reprodutiva de aves que incorparava o DDT. Em 1962, o DDT foi chamado de "elixir da morte" pela escritora Rachel Carson em seu influente livro Silent Spring (Primavera de Silêncio). O livro alertava para os perigos dos inseticidas organoclorados para o ambiente e a saúde humana. Esse livro estimulou o grande público a se interessar pelo DDT e outros pesticidas, cujo efeito imediato foi a realização de uma série de audiências legais nos Estados Unidos, promovidas por juris-consultos e cientistas. O principal resultado das audiências foi a proibição several do uso de DDT. Em 1973, a agência de proteção ambiental americana (Environmental Protection Agency - EPA) proibiu todos os usos do DDT, exceto aquele indispensáveis para a saúde pública. Ações restritivas similares foram instituídas pela Suiça em 1969 e posteriormente em países desenvolvidos.
Infelizmente, décadas após sua proibição, ainda é registrado nos trabalhos científicos resíduos de DDT e seus produtos em nosso organismo, em particular em gorduras e, portanto, no leite materno. Isso em qualquer lugar do planeta, devido à volatilidade destes compostos. Atualmente, o uso de organoclorados é rigidamente controlado e a indústria desenvolveu novas classes de produtos de menor persistência e toxicidade, mas a OMS e a Organização Internacional do Trabalho estimaram em 2005 a ocorrência de 70 mil óbitos provocados por agrotóxicos no mundo, a grande maioria em países em desenvolvimento.
Referência
Baird, C. Química Ambiental. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
Rodrigues, H. G., Batista, M. T. A., Fonseca, L. C., Aversi-Ferreira, T. A. Efeitos de pesticidas sobre a fragilidade osmótica de eritrócitos - uma breve revisão. Biotemas, 2009, 22(1):7-16.
|
Este portal quer reiterar a gratidão e o respeito que sempre dedicam ao serviço público. Respeito expresso no diálogo, na transparência, no incentivo à qualificação e ao profissionalismo. O objetivo deste, e para abrir espaço democrático e transparente à todos os interessados em discutir os Direitos Humanos e atuação dos políticos brasileiros. (waldyr.madruga4@gmail.com)
SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.
sábado, 25 de janeiro de 2014
Os peticidas o caso do DDT
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.
##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############