Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sábado, 25 de janeiro de 2014

PH da chuva?

Qual deveria ser o pH a chuva

 chuva1Qual deveria ser o pH da chuva?
     Para uma boa parte das pessoas o pH da chuva é 7,0. Muitos atribuem que os valores reduzidos de pH são por causa da poluição. Na verdade a história não é bem assim, pois a atmosfera além de ser composta por gases existe uma quantidade razoável de água. O contato de CO2 e água produz pequenas quantidades de ácido carbônico:
rea 1
rea 2
     As duas reações já mostram que o pH natural da água da chuva não é 7,0 e sim ácido. Então vamos vamos encontrar o valor aproximado do pH da água de chuva natural. Primeiramente vamos escrever a equação de equilíbrio para a segunda reação:
       eq1
       Para o íon H+ produzido da ionização do ácido carbônico podemos considerar que sua concentração é igual ao do bicarbonato:
eq2
       Essa consideração nos levar a pensar que k1 agora seja
eq3
       Por outro lado, a concentração de ácido carbônico está intimamente ligada à pressão que o gás carbônico exerce sobre a água. Essa condição é prevista pela lei de Henry, que mostra:
eq4
       Substituindo a equação acima na equação de equilíbrio teremos uma equação que leva em conta não só o processo de ionização do ácido carbônico mas também a pressão do gás carbônico:
eq5
Ou 
eq6
       Vamos supor que a pressão parcial do gás carbônico na atmosfera seja de 3,6x10-4 atm. Sabendo que a k1 = 3,98x10-7 mol L-1 e kH = 0,034 mol L-1 atm-1, teremos o que pH da água da chuva seria de 5,6. Ou seja muito menor que a suposição de 7,0 que muitas pessoas pensam que sejam o valor de pH. 

Referência:
Howard, A. G. Aquatic Environmental chemistry. Oxford: Oxford University Press. 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############