Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Processos de Aposentadoria e Abono Permanência

Processos de Aposentadoria e Abono Permanência com contagem de tempo especial – SINDSEF aconselha a continuidade dos processos administrativos

 * Daniel Pereira
Conforme é de conhecimento de nossos filiados, a Constituição Federal garante aposentadoria especial para aqueles que trabalham em atividades que exponha sua saúde em risco, previsto no art. 40, § 4º, da Magna Carta, com emendas constitucionais que alteraram o texto original (EC 20/98 e EC 47/2005).
Embora previsto no texto constitucional, o direito à aposentadoria especial para servidores públicos precisa de lei complementar para regulamentá-la.
Passados mais de vinte anos da existência do novo texto constitucional, até o presente momento  o governo federal nunca tomou a iniciativa de regulamentar a matéria.
Diante do descaso do Poder Executivo Federal os servidores públicos procuraram a proteção do STF, via Mandado de Injunção, para ver seu direito garantido.
A Condsef e o Sindsef moveram mandados de injunção que foram decididos pelo plenário daquela corte, com transito em julgado, com a determinação de que o Governo Federal aplique ao caso concreto o art. 57 da lei 8.213/1991 (Lei Geral do Regime da Previdência Social), que regulamenta, de forma análoga a matéria no âmbito dos trabalhadores da iniciativa privada, prevendo a aposentadoria especial ou a contagem de tempo de forma especial em decorrência de labor em atividade insalubre ou perigosa.
Diante da determinação do STF o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG emitiu instrução normativa para dar efetividade ao decidido pela Suprema Corte.
Recentemente, em outros Mandados de Injunção, o Ministro Teori Zavascki, de forma monocrática, entende que a constituição federal garante aos servidores federais apenas a aposentadoria especial, não incluindo nesse direito a questão da contagem de prazo de forma especial do tempo laborado em atividades penosas ou insalubres.
Devido ao decidido de forma monocrática pelo Ministro Zavascki, a União, de forma equivocada, pois essa decisão só atende ao caso em concreto, suspendeu as instruções que garantiam a contagem de tempo de forma especial do tempo insalubre para a concessão de aposentadoria ou de abono permanência, ameaçando inclusive a suspensão dos benefícios já concedidos.
Recentemente os advogados que atuam em defesa dos servidores públicos federais, no âmbito da Condsef, se reuniram em Brasília para discutirem a questão, chegando à conclusão que a União está errada em sua interpretação, pois o STF determinou a aplicação do art. 57 da lei 8.213/1991, que prevê em seus dispositivos não só a aposentadoria especial, mas também a contagem especial de tempo insalubre para efeito de aposentadoria ou abono permanência, sendo que o mandado de injunção da Condsef e Sindsef transitou em julgado, não podendo mais ser desconstituído.
Diante aos fatos, mesmo com as instruções do Governo Federal para a não concessão de contagem de tempo especial em atividades insalubres para efeito de aposentadoria ou abono permanência, o Sindsef recomenda aos seus filiados que continuem a montar os processos normalmente, para que os órgãos da administração federal, se quiserem, indefiram os pedidos, gerando assim o direito dos servidores irem à justiça para garantir aquilo que o STF já lhe concedera, podendo gerar direito a recebimento em dobro do período compreendido entre o requerimento de aposentadoria e ou de abono permanência com a contagem de tempo especial em decorrência de atividades insalubres em eventual vitória judicial, além de suspender a prescrição do direito do servidor.
* Presidente do Sindsef

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############