*****PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL*****
4 dicas para aumentar a fertilidade masculina
Esse é um daqueles problemas que parecem só acontecer com a gente, mas é mais comum do que parece: estatísticas mundiais mostram que pelo menos 15% dos casais que querem ter filhos sofrem com algum tipo de infertilidade. Como até pouco tempo achava-se que essa conta era apenas das mulheres, ainda não se sabe muito sobre a infertilidade masculina, mas em alguns casos – varicocele, disfunções hormonais e processos infecciosos – ela pode ser revertida. Já se sabe, no entanto, que ela pode depender, também, de fatores variáveis, como hábitos alimentares, estilo de vida, exposições ocupacionais e hábitos sexuais. Há, portanto, algumas dicas que podem ajudar a aumentar a fertilidade masculina de forma natural.
Dicas para aumentar a fertilidade masculina
1. Tenha uma alimentação rica em frutos do mar, cereais, frutas e grãos
Mude os hábitos alimentares. Para aumentar a fertilidade masculina, a ideia é associar uma dieta saudável à maior concentração de alimentos que podem ajudar a produzir espermatozoides mais fortes e saudáveis. Evite álcool, café e carnes vermelhas, produtos associados à baixa fertilidade masculina.
Invista em alimentos que tenham selênio (grãos integrais e ovos) e vitamina A (aspargo, espinafre, mamão, cenoura, abóbora), que influenciam diretamente na produção de espermatozoides saudáveis. A vitamina C (laranja, limão, acerola, brócolis, kiwii, goiaba, rúcla, pimentão) regula a produção de esperma; a vitamina E (nozes e alimentos integrais), aumenta a mobilidade dos espermatozoides; e o zinco (frutos do mar, amêndoas, cereais integrais, fígado e carne)é um dos minerais mais importantes para a fertilidade masculina, já que atua diretamente nos hormônios sexuais.
Os antioxidantes, por outro lado, ajudam a aumentar a contagem de espermatozoides, assim como a glutationa, ácido fólico e a coenzima Q10. Um multivitamínico diário também é uma boa fonte de nutrientes que ajudam na fertilidade, reforçando a alimentação saudável.
2. Minimize interferências físicas e químicas
Outra dica é minimizar interferências físicas e também químicas que muitas vezes nem percebemos ou somos obrigados a nos expor devido ao trabalho e que também podem influenciar na fertilidade. Roupas íntimas, de banho ou calças jeans muito apertadas tendem a pressionar a circulação, prejudicando a produção de espermatozoides e influenciando na qualidade do esperma.
Por outro lado, longa exposição sentado em saunas ou banheiras quentes pode superaquecer a região do escroto reduzindo a contagem de espermatozoides. Da mesma forma, use proteção adequada sempre que tiver que mexer com raios-x, radiação ou metais pesados, que diminuem a quantidade de esperma e podem causar infertilidade.
3. Mude seu estilo de vida
Além de ser um veneno para o corpo de uma forma geral, o tabagismo também reduz a contagem de espermatozoides, inclusive para fumantes passivos. Por isso, além de parar de fumar, é preciso evitar ambientes fechados e esfumaçados.
Aquele chopinho pode ser uma delícia no final de semana, mas evite o exagero. O consumo exagerado de álcool e cafeína está diretamente relacionado aos baixos níveis de testosterona e à disfunção erétil – além da baixa produção de espermatozóides.
O estresse e o sobrepeso também são fatores de alterações hormonais, então procure fazer exercícios regulares e mantenha uma dieta balanceada para controle de peso.
4. Cuidado com o bisfenol A
O bisfenol é uma substância encontrada nas embalagens plásticas – e que pode passar para os alimentos quando são aquecidas. Desde 2012 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de mamadeiras produzidas com BPA (ou bisfenol A) por causa de estudos científicos feitos em todo o mundo que mostram os prejuízos causados pela substância do sistema endócrino e reprodutor até alguns tipos de câncer.
O composto, no entanto, ainda pode ser encontrado em plásticos que apresentam policarbonato em sua composição e em revestimentos internos de latas de alimentos. De acessórios de carros a óculos de sol, o bisfenol está em toda parte, mas o maior problema é quando a comida é aquecida a embalagem plástica e a substância passa para o alimento. De acordo com esses estudos, ela interfere diretamente na contagem de espermatozoides.
Quer investigar melhor sobre esse tema e buscar um tratamento? Marque uma consulta ou faça uma pré-avaliação clínica online conosco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.
##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############