*****PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL*****
PSA, exame de sangue
A próstata é um órgão masculino que fica localizado abaixo da bexiga. A função dessa parte do corpo do homem é participar da produção do líquido que forma o sêmen. Infelizmente, não é raro que os homens apresentem doenças vindas de problemas na próstata. A mais preocupante é o câncer de próstata, que atinge, principalmente, indivíduos a partir dos 45 anos de idade.
Porém, algumas medidas preventivas permitem que o câncer de próstata seja descoberto em fase inicial, – o que pode facilitar a cura e gerar um prognóstico positivo. Entre os principais métodos para avaliar o bom estado da próstata estão o exame de toque retal e o PSA.
Exame de PSA
O PSA (Antígeno Prostático Específico) trata-se de um exame de sangue importantíssimo para que o médico urologista conclua o diagnóstico da presença ou não do câncer de próstata.
O PSA é uma proteína encontrada naturalmente no sangue, no espera e nas células da próstata e que tem a função de tornar o esperam líquido. Os valores desta proteína que estão presentes na sorologia do homem podem ser medidos por meio de amostras de sangue. Assim, de acordo com os resultados laboratoriais e exames complementares, o médico urologista pode formar um diagnóstico com precisão e estudar os tratamentos, caso o resultados indiquem a presença de câncer de próstata.
Valores do nível de PSA
O exame do PSA é o método mais seguro que permite ao médico concluir o diagnóstico com precisão. Não há níveis de valores exatos que indicam ou não a presença do câncer de próstata em um indivíduo, porém, a maioria dos autores utilizam os seguintes parâmetros, como resultado ideal, ou seja, que indicam uma condição normal da próstata:
40-50 anos – 0 a 2,5 ng/mL (PSA)
50-60 anos – 0 a 3,5 ng/mL (PSA)
60-70 anos – 0 a 4,5 ng/mL (PSA)
70-80 anos – 6,5 ng/mL (PSA)
Atenção!
O exame do PSA é um teste importante, porém, isoladamente, não indica se existe ou não o câncer de próstata. Assim, mesmo que o nível de PSA esteja dentro do recomendado, não significa que o paciente não tenha a doença. O mesmo vale para resultados com níveis elevados de PSA, onde pode haver a possibilidade da não existência do câncer.
Exame pós-retirada da próstata
O organismo humano masculino continua produzindo PSA mesmo em indivíduos que tenham retirado a próstata. No caso do paciente que teve câncer de próstata e realizou a cirurgia, o exame costuma ser pedido pelos médicos para o resto da vida uma ou duas vezes ao ano.
O procedimento permite acompanhar a recuperação do paciente e avalia a existência de outras doenças relacionadas ao sistema reprodutivo do homem, mesmo que a próstata tenha sido retirada totalmente.
Outras doenças
O exame de PSA também pode ser solicitado por médicos para avaliar a presença de outras doenças que não o câncer, como: hiperplasia prostática benigna (HPB) e prostatite (inflamação da próstata).
Periodicidade da realização do exame de PSA
A coleta de sangue para a realização do exame de PSA deve ser feita de acordo com a avaliação do médico. Porém, é recomendado que o procedimento de diagnóstico e prevenção do câncer – que inclui consulta médica e exame do toque – seja feito anualmente, a partir dos 40 ou 45 anos.
É válido lembrar que o câncer de próstata tem chances de cura muito maiores quando a doença é detectada no seu estágio inicial.
Quer investigar melhor sobre esse tema e buscar um tratamento? Marque uma consulta ou faça uma pré-avaliação clínica online conosco! Acesse nosso site ou contato telefônico (48) 3364-7737
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.
##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############