Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sábado, 21 de maio de 2011

Histórico de JI-PARANÁ - RONDÔNIA BRASIL

Histórico:Ji-Paraná Rondônia - RO -BRASIL

                             Fotos tirada em  2014

Vejam o Vídeo da cidade de Ji Paraná Ro. neste LINK Abaixo...


https://www.facebook.com/video.php?v=444392932318606


                                                      FOTOS TIRADAS EM 2015

 2015





 2015

 2015

2015

2015

2014



2014



A cidade de Ji-Paraná - situada no "Coração de Rondônia"- completou 37 anos. O município, embora muito jovem, vem mostrando que está em pleno desenvolvimento. A decoração de natal, feita em equipe por alunos da rede pública, é atração para os visitantes. Confira a reportagem feita pela Tvcandelária Record.

VEJAM O VÍDEO NA  INTRIGA:


Histórico

O topônimo do Município provém do Rio Ji-Paraná, hoje conhecido como Rio Machado.

A região, antes ocupada pelas tribos dos jarus e urupás, iniciou sua povoação, conhecida como Urupá, por volta de 1879, quando nordestinos fugindo da seca se estabeleceram na confluência do Rio Urupá. Em 1909, o Marechal Rondon chegou à embocadura do rio, e construiu uma estação telegráfica, próximo das margens do Rio Ji-Paraná.

Com a depreciação da borracha, a região entrou em decadência voltando a se desenvolver com a descoberta de diamantes.

Na década de 1950, Urupá já era conhecida como Vila de Rondônia.

Em 1960, com a construção da BR-29, atual BR-364, e em decorrência do êxodo rural do sul do país, Vila de Rondônia passou a receber aqueles colonos. Foi decisiva a atuação da colonizadora Calama S.A., que adquiriu grande área de terra, antes ocupada por seringais.

Em 1968, o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária - IBRA, atual Instituto Nacional de Reforma Agrária - INCRA, acelerou o fluxo de migrantes vindos do centro-sul. O Projeto de Colonização Ouro Preto, dois anos mais tarde, foi marco do surto desenvolvimentista da região.

Em 1977, com a emancipação política decretada, o Município recebeu oficialmente o nome de Ji-Paraná. Em 1981, em conseqüência da elevação do Território de Rondônia a Estado, foram estabelecidos novos limites para o Município.

Gentílico: ji-paranaense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Rondônia, pela lei nº 7470, de 17-04-1945, subordinado ao Porto Velho.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito Rondônia, figura no município de Porto Velho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.
Elevado à categoria de município com a denominação de Ji-Paraná, pela lei Federal nº 6448, de 11-10-1977, desmembrado do município de Porto Velho. Sede no atual distrito de Ji-Paraná (ex-Rondônia). Constituído de 3 distritos: Ji-Paraná, Ouro Preto e Presidente Médici, todos criados pela mesmo decreto federal acima citado. Instalado em 21-11-1977.

Em divisão territorial datada de 1-1-1979, o município é constituído de 3 distritos: Ji-Paraná, Ouro Preto e Presidente Médici.
Pela lei nº 6921, de 16-06-1981, desmembra do município de Ji-Paraná os distritos de Presidente Médici e Ouro Preto, elevando-os à categoria de município sendo que Ouro Preto com a denominação de Ouro Preto do Oeste.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Rondônia para Ji-Paraná, alterado pela lei Federal nº 6448, de 11-10-1977.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: JOAQUIM LOPES LAMEGO

Ji-Paraná

Rondonia - RO

Histórico

Em 1877, os primeiros colonos nordestinos ocuparam a região. A principal atividade era a extração do látex da seringueira. Na mesma época, chegavam os primeiros missionários, que faziam os primeiros contatos e o aculturamento dos nativos e, por necessidade, organizaram a primeira administração do emergente povoado.

Até 1883, sob tutela dos missionários, Frei Iluminato, último administrador religioso da localidade, passou a responsabilidade às mãos do Sr. Amâncio Farias da Cruz, morador do povoado, que assumiu a responsabilidade da continuidade das ações administrativas.

De 1883 até 1900, ocorreu grande surto da atividade seringalista na região, principalmente às margens do rio Machado e do rio Urupá, e o centro da administração, onde os seringalistas se encontravam para realizar seus negócios, era denominado "pouso redondo". O local posteriormente ficou conhecido como "Dois de Abril" e o lugarejo (atual Ji-Paraná), até o ano de 1909, ficou conhecido pelo nome de Urupá.

No ano de 1909, a chegada do Marechal Rondon à embocadura do rio Urupá, marca o local onde foi construída a primeira estação telegráfica da região, denominada de Presidente Pena. A estação telegráfica passou a ser o centro administrativo da localidade, cuja importância foi delineada pela absorção gradativa do nome Urupá para o nome da estação telegráfica.

O crescimento econômico experimentado pela região, baseado principalmente na imigração atraídos pelo alto preço da borracha amazônica no mercado internacional, obrigou a administração local a melhorar a estrutura física e organizacional da estação telegráfica, como pólo centralizador das ações administrativas, no ano de 1912.

O ano de 1920 foi caracterizado pela desvalorização da borracha amazônica no mercado internacional, com a entrada de seringais asiáticos nesse comércio, praticando preços mais competitivos. A redução da atividade econômica local motivou também a redução da população que saía em grande número em busca de novas fontes de renda.

Esse período de estagnação econômica durou até o ano 1950, com a descoberta de diamantes e o início da atividade garimpeira na região.

Em 1943, foi criado o Território Federal de Guaporé, instalando dois municípios (Porto Velho e Guajará-Mirim) e vários distritos, dentre eles o Distrito de Vila de Rondônia, pertencente ao município de Porto Velho, que abriga desde a embocadura do rio Jaru, na sua margem direita e esquerda indo até a nascente do rio Machado.

Vila de Rondônia, recebeu em 1952 o primeiro administrador do Distrito. A vila tomava novo impulso econômico com a então florescente atividade garimpeira, sem captar para si o desenvolvimento socio-econômico que daí poderia advir, visto que toda produção garimpeira era voltada à exportação, sem um controle adequado de retenção de divisas. Em 1956 o território muda de nome para Território Federal de Rondônia, o que ocasionava confusão na identificação da Vila com o Território.

Em 1960, a vila recebeu com entusiasmo a abertura da BR 029, atual BR 364. Com a abertura da estrada federal, o fluxo migratório da região se tornou mais acentuado, dando início à atuação do INCRA para organizar o processo de organização das terras.

Em 1977, através da lei nº 6.448, de 11.10.77, foi concedida a emancipação política à Vila de Rondônia, que passou a se denominar Ji-Paraná, em homenagem ao rio que atravessava toda sua área de Sul para Norte, dividindo sua sede administrativa em dois setores urbanos distintos, conhecidos como primeiro distrito (zona norte) e segundo distrito (zona sul). Em 22 de novembro a instalação oficial do município.

Autor do Complemento: IBGE

Faça avaliação deste Histórico pelo número de estrelas:

Ji-Paraná é um município brasileiro do estado de Rondônia. Com uma população de 116.610 habitantes, a cidade é a 2ª mais populosa do estado de Rondônia, 16ª mais populosa da Região Norte do Brasil e a 225ª mais populosa do Brasil.


Ji Paraná decada  de  1970 Vila de Rondônia


































Novo Ji Parana:





































JI PARANÁ ANO 2013










Ji-ParanáOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa

Nota: Para o rio de mesmo nome, veja Rio Ji-Paraná. Para outros usos, veja Ji-Paraná (desambiguação).

Município de Ji-Paraná

Vista aérea da cidade.

"Cidade coração de Rondônia"

"Jipa"

Bandeira Brasão

Fundação 11 de outubro de 1977

Gentílico ji-paranaense

Lema

Prefeito(a) José de Abreu Bianco (DEM)

(2009–2012)

Localização

Localização de Ji-Paraná em Rondônia

Localização de Ji-Paraná no Brasil

10° 53' 07" S 61° 57' 06" O10° 53' 07" S 61° 57' 06" O

Unidade federativa Rondônia

Mesorregião Leste Rondoniense IBGE/2008[1]

Microrregião Ji-Paraná IBGE/2008[1]

Municípios limítrofes Vale do Anari (N), Mato Grosso (L), Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Theobroma, Urupá, Teixeirópolis (O), Presidente Médici e Ministro Andreazza (S).

Distância até a capital 373 km

Características geográficas

Área 6 896,782 km² [2]

População 116 610 hab. IBGE/2010[3]

Densidade 16,91 hab./km²

Clima equatorial Am

Fuso horário UTC−4

Indicadores

IDH 0,753

médio PNUD/2000[4]

PIB R$ 1 354 954,568 mil IBGE/2008[5]

PIB per capita R$ 12 239,10 IBGE/2008[5]

Ji-Paraná é um município brasileiro do estado de Rondônia. Com uma população de 116.610 habitantes, a cidade é a 2ª mais populosa do estado de Rondônia, 16ª mais populosa da Região Norte do Brasil e a 225ª mais populosa do Brasil.

Movida principalmente pelas grandes indústrias do setor madeireiro, industrial e laticínios. O município foi o primeiro do estado de Rondônia a investir em alta tecnologia de comunicação de dados, quando conectou através de uma rede sem fio o prédio principal a sub-prefeitura.

O nome do município é de origem indígena, significando rio-machado. Onde Ji seria machado (devido ao grande numero de pedras que se pareciam com machadinhas indígenas) e Paraná, grande rio; ou seja o rio grande cheio de pequenos machados[6]. A cidade também é conhecida por Coração de Rondônia, devido a localização da cidade na região central do estado e a presença de uma ilha, com o formato que lembra um coração, localizada na confluência dos rios Machado e Urupá.

Índice [esconder]

1 História

1.1 Crescimento demográfico

1.2 Emancipações

1.3 Administração

2 Geografia

2.1 Distritos

2.2 Clima

2.3 Hidrografia

3 Cultura

4 Economia

4.1 Indústria

4.2 Agricultura

4.3 Pecuária

5 Saúde

6 Educação

7 Transporte

7.1 Aeroporto

7.2 Rodovias

8 Infra-estrutura

8.1 Comunicação

9 Turismo

10 Esportes

10.1 Lazer

11 Referências

12 Ligações externas

[editar] HistóriaSeu início remonta a antes do marechal Cândido Rondon chegar onde hoje está a cidade, com a corrente migratória estimulada pela grande seca que assolou o Nordeste, entre 1877 e 1880, tendo os rios que serviam de estrada, como o principal deles, o Rio Machado. Os nordestinos enfrentaram várias dificuldades, como a densa floresta Amazônica e devido às cachoeiras que dificultavam sua marcha. Esses se estabeleceram formando a primeira povoação na confluência do Rio Urupá, tomando portanto o nome de Urupá, que serviu de base para o abastecimento aos que se estabeleceram, principalmente seringueiros e garimpeiros, atraídos pela extração de matéria prima da floresta nativa e pedras preciosas como o diamante, respectivamente.

[editar] Crescimento demográfico

Trânsito em Ji-Paraná: reflexo do crescimento populacional da cidade.Após a fase da borracha, com seus altos e baixo, em 1909 o desbravador Cândido Mariano da Silva Rondon desempenhou importante papel, construindo a primeira Estação Telegráfica, ligando Cuiabá e Porto Velho, a qual denominou de Presidente Pena, em homenagem ao então Presidente da República Afonso Augusto Moreira Pena. Nesta mesma época estava sendo construída a ferrovia Madeira-Mamoré, que com a integração telegráfica ajudou a ocupar e acabar com o isolamento na região.

Ao redor da casa do Marechal Rondon o povoado evoluiu, dando origem ao atual centro do município de Ji-Paraná. A partir de 1968, milhares de imigrantes oriundos principalmente da região Sul do país chegaram à região, atraídos pela crescente mecanização na lavoura. Atualmente a cidade conta com aproximadamente 120 mil habitantes vindos de todos os estados, descendentes de antigos seringueiros, garimpeiros e índios.

[editar] EmancipaçõesA atual cidade de Ji-Paraná, já foi denominada sucessivamente Vila Urupá, Presidente Penna e Vila de Rondônia.

Em 11 de outubro de 1977, o presidente Ernesto Geisel concedeu emancipação política à Vila de Rondônia, que através da lei nº 6.448 deu autonomia ao município, transformando-o na atual Ji-Paraná. A instalação aconteceu no mesmo ano, no dia 22 de novembro, pertencendo porém à Comarca de Porto Velho, até o dia 29 de fevereiro de 1980, quando através da lei nº 6.750 de 10 de dezembro de 1979, deu-se a instalação do Município de Ji-Paraná.

[editar] Administração

Câmara Municipal de Ji-Paraná.O primeiro prefeito do município eleito por voto direto foi Walter Bartolo, que assumiu o mandato em 22 de novembro de 1977 até 22 de abril de 1978. Com as eleições de 15 de novembro de 1982, foram eleitos Roberto Jotão e Valdemar Camata, como prefeito e vice-prefeito respectivamente, instituindo-se em Ji-Paraná a primeira Câmara Municipal.

Em 1 de outubro de 2000 foi eleito prefeito Acir Gurgacs e vice-prefeito Leonirto (mais conhecido como "Nico do PT"), sendo que o prefeito Acir renunciou seu mandato em 2002 para candidatar-se a governador de Rondônia, deixando a prefeitura ao cargo de seu vice.

Nas eleições de 2004 foi eleito o prefeito José de Abreu Bianco com 19.263 votos.[7] Em 5 de outubro de 2008 é reeleito com 35.179 votos. É o primeiro candidato reeleito da história do município e também o primeiro à assumir 3 vezes a prefeitura. Seu mandato vai até 2012.

Foram prefeitos de Ji-Paraná:

1978 a 1979 - Nunoi Itsumi

1979 a 1982 - Assis Canuto

1982 a 1983 - Manuel Lopes Lamego

1983 a 1987 - Roberto Jotão Geraldo

1988 a 1992 - José de Abreu Bianco, advogado e ex-deputado estadual

1992 a 1996 - Jair Ramires, ex-secretário de obras

1996 a 2000 - Ildemar Kussler

2000 a 2002 - Acir Marcos Gurgacz, infelizmente em relação ao crescimento do resto do estado a cidade vive um caos com mais de vinte anos de políticas não produtivas.

[editar] GeografiaJi-Paraná está localizado na porção centro-leste do estado, na microrregião de Ji-Paraná e na mesorregião do Leste Rondoniense.

Localiza-se a uma latitude 10º53'07" sul e a uma longitude 61º57'06" oeste, estando a uma altitude de 170 metros. Possui uma área de 6.897 km² representando 2,9% do estado, seu território tem como limite as cidades de: Vale do Anari ao norte, Theobroma ao noroeste, Ouro Preto do Oeste e Vale do Paraíso ao oeste, Teixeirópolis e Urupá ao sudoeste, Presidente Médici ao sul e Ministro Andreazza ao sudeste.

[editar] DistritosA cidade é dividida em dois distritos, e estes são divididos pelo Rio Machado, no qual possui apenas uma ponte. A parte mais antiga da cidade é o centro do primeiro distrito, onde surgiu as primeiras casas, a primeira igreja católica e onde está o único Shopping Center. Após o centro, as pessoas foram para o segundo distrito, onde possui um centro comercial maior, mas enfrenta alguns problemas com enchentes e um índice mais alto de criminalidade. A parte mais recente da cidade são os lugares ao redor do centro, onde está o campus da Universidade Luterana do Brasil, e a maior parte das áreas de lazer.


[editar] ClimaO clima predominante é o clima equatorial, o mais chuvoso do Brasil, com a maior parte do ano quente e úmido, e aproximadamente 3 meses de seca. As estações de outono e inverno não são presentes.


As temperaturas médias anuais variam entre 24º e 26°C, podendo as máximas chegar a 33°C e as mínimas chegar a 10°C.


A precipitação anual varia de 1800 a 2400 mm


[editar] Hidrografia

Trecho onde o Rio Urupá corta a cidade.Os dois principais e maiores rios que compõem sua hidrografia são o Urupá e o Machado, este possui um complexo hidrográfico que abrange uma superfície de aproximadamente 92 500km², atravessando o estado no sentido sudeste-norte, sendo o mais extenso do estado. Embora tenha 50 cachoeiras ao longo de seu percurso, em alguns trechos o rio apresenta-se navegável, atendendo ao escoamento dos produtos oriundos do extrativismo vegetal na região. Também existem diversos córregos e riachos ao longo da cidade. O Rio Urupá desagua no Rio Machado e este desagua no Rio Madeira, importante afluente da margem direita do Rio Amazonas.

A bacia do Rio Machado possui um regime hidrográfico assim como muitos outros rios de regiões de clima tropical. No período da cheia, de dezembro a maio, áreas situadas próximas à margem costumam ser alagadas; no período de seca, trimestre de junho a agosto, o volume do rio diminui, onde é possível andar em algumas partes por cima de pedras que chegam até a superfície.


[editar] Cultura

Foliões no Carnaval fora de época de Ji-Paraná.Por ser uma cidade mista, ou seja, que foi colonizada por inúmeras pessoas de várias regiões do país (consequentemente com culturas distintas), Ji-Paraná é uma cidade com bons índices culturais.

A cultura no município é bem diversificada. A prefeitura oferece gratuitamente aulas de teatro, dança e música, o que torna o município uma potência cultural para a região.


Há apenas um teatro na cidade, com capacidade para 200 pessoas, onde ocorrem vários eventos no decorrer do ano.


Em fevereiro ocorre o carnaval, onde diversas pessoas participam de um bloco que vai se tornando tradição na cidade.

Em julho há a Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji-Paraná (EXPOJIPA), com 9 noites de duração. Na EXPOJIPA ocorrem vários shows e sorteios de veículos, bem como a venda de produtos agropecuários e industriais, palestras para melhoramento agroindustrial, rodeio e diversas outras atrações, sendo a maior feira agropecuária da região norte do Brasil tendo também a maior cavalgada já registrada.

[editar] EconomiaO PIB de Ji-Paraná é de R$ 1.354.955,00 e o PIB Per capita R$ 12.239,10.[8]

Composição econômica de Ji-Paraná Serviços

70%

Agropecuária

8,6%

Indústria

21,4%

Fonte: IBGE


As principais atividades econômicas são as indústrias de pequeno e médio porte, laticínios e a pecuária bovina.

[editar] IndústriaA cidade possui um Distrito Industrial em franca expansão com várias empresas já instaladas. Entre essas empresas destacam-se a Gramazon, empresa do grupo EUCATUR, que é uma das maiores empresas de granitos do Brasil, sendo seus produtos de alta qualidade, exportados para os Estados Unidos e Europa.

E também possui a empresa SI s/a do grupo BIPO, a segunda maior empresa do setor laticinista. Que vende soro de leite ideal fluido para outras empresas desse setor.

O Distrito Industrial conta com uma infra-estrutura, que oferece via de acesso asfaltada, ótimo suprimento de energia elétrica e áreas prontas para receber novas indústrias de médio e grande porte. Além do Distrito Industrial, também há várias industrias de pequeno e grande porte em Ji-Paraná, tais como: laticínios, serrarias, beneficiamento e torrefação de café, beneficiamento de arroz, etc.

[editar] AgriculturaProdução Agrícola Temporária[9] Produto Quantidade (t)

Arroz 1.291

Cana-de-açúcar 1.223

Feijão 768

Mandioca 7.038

Milho 4.645

A agricultura no município vem perdendo importância devido ao êxodo rural, que veio ocorrendo aos poucos, pois muitas famílias, principalmente pequenos proprietários, largam suas plantações vendendo-as para proprietários maiores (que na maioria das vezes transformam-as em pastos) e vão para a cidade, procurando melhores condições de vida.

Os principais produtos da agricultura temporária em ordem decrescente de quantidade produzida são: a mandioca, o milho, o arroz e a cana-de-açúcar. A agricultura permanente tem como principais produtos cultivados: o café em primeiro lugar, com uma quantidade produzida em 2005 de 1733 toneladas[10] (no entanto essa produção já chegou a ser de aproximadamente 10 000 toneladas), o coco-da-baía, a banana e em quarto lugar, o cacau com uma produção não muito expressiva para o estado, de 420 toneladas.

Para a compra e beneficiamento dessa produção, existe no município, uma série de cerealistas, sendo as principais, a Cerealista Vencedora na compra de café e cacau, e a Bernardo Alimentos na compra de milho, arroz e feijão. Existem também em torno de quinze lojas de revenda de produtos agropecuários sendo a principal delas a Casa do Lavrador e três revendas de maquinas agrícolas, dentre elas: Implemaq e Motonáutica Pica Pau.

Ji-Paraná possui o Feirão do Produtor que é uma feira realizada em um edifício da prefeitura, onde vários produtores de diversos alimentos vão para vende-los. Com uma grande diversidade de produtos e preços competitivos, o local reúne muitas pessoas da cidade.

[editar] Pecuária

Pastagens nos arredores da cidade.Nos últimos anos o município vem se destacando como um dos maiores centros de criação pecuária do estado. Com mais de 495 mil cabeças de gado bovino, o município possui a terceira maior criação de gado do estado.[11] A maior quantidade do rebanho é formado por bovinos de corte, que são abatidos por frigoríficos localizados no município. Além da criação de bovinos, Ji-Paraná é um dos maiores produtores de leite do estado, assim como algumas cidades vizinhas, com uma produção de 41 mil litros de leite em 2005, que são distribuídos por laticínios localizados na região.

No entanto, ao contrário do rebanho de bovinos que está aumentando a cada ano que passa, a criação de suínos vem diminuindo. Entre os anos de 1995 e 1996, a criação teve uma queda brusca, a quantidade de suínos passou de 81 mil para 11 mil, e em 2005 o número de cabeças estava em torno de 8,6 mil. Como muitos outros municípios do estado, a suinicultura deixou de ter uma grande importância no setor agropecuária
agropecuário.

Populações Tradicionais

No município de Ji-Paraná está localizada a Terra Indígena Igarapé Lourdes território das etnias Arara-Karo e Gavião-Ikolen. A Terra Indígena Igarapé Lourdes possui uma extensão territorial de 185.534 ha, a data de sua demarcação corresponde ao ano de 1976 conforme Decreto de homologação de número 88.609 de 1983. O Povo Indígena Arara com uma população aproximada de 200 pessoas, está disribuido em duas aldeias: a Pajgap e a Iterap. Falam a língua Tupi, família Ramarama, este local sempre foi seu ambiente de perambulação. O Povo Indígena Gavião-Ikolen, fala a língua Tupi, família Mondé, são cerca de 500 pessoas organizadas em seis aldeias: Ikolen, Igarapé Lourdes, Cacoal, Castanheira, Tucumã e Nova Esperança. Antes do contato com o~s não-indígenas moravam em outros lugares mais para o Mato Grosso. Na maioria das aldeias de ambos os povos há escolas, cujo ensino é bilingue em uma perspectiva intercultural, os docentes são indígenas habilitados pelo Projeto Açaí ministrado pela Secretaria de Estado da Educação - SEDUC, coordenado pela Representação de Ensino de Ji-Paraná.

[editar] SaúdeO município possui uma boa rede de saúde pública e privada, contando com um Hospital Municipal que atende além da população desse município, mais de quinze municípios do estado mandam seus doentes para a cidade. Além do Hospital Municipal, Ji-Paraná em 2005 tinha 21 estabelecimentos de saúde municipais, um estadual, 36 privados e várias clínicas particulares.

A cidade conta com um centro odontológico público municipal que atende toda população carente do município, com extrações e obturações, fora os mais de 30 consultórios odontológicos particulares.

No entanto o Hospital Municipal sofre alguns problemas como excesso de pacientes e falta de profissionais qualificados na área de saúde, fazendo com que muitas pessoas tenham que esperar longas horas na fila para serem atendidas, ou então acabam sendo transferidas para outros centros médicos.

A cidade conta ainda com a 1ª Santa Casa de Misericórdia do estado de Rondônia, tendo atualmente um atendimento clínico com diversas especialidades, contando ainda com um Laboratório de Análises Clínicas, Centro de Reabilitação Fisioterário, aparelhos de Ultra-som e Raio-X, a instituição foi fundada com objetivo de proporcionar um tratamento de saúde igualitário a todos.

[editar] EducaçãoA cidade possui nove escolas particulares e 36 escolas públicas de ensino fundamental e médio e 6 faculdades de ensino superior.

Ensino básico, fundamental e médio

Dentre as escolas particulares e públicas, estão:

Centro Educacional Monteiro Lobato (CEMOL) — particular (ensino fundamental e médio);

Centro Educacional São Paulo (CEDUSP) — particular (ensino fundamental e médio);

Colégio Adventista de Ji-Paraná (CAJI) — particular (ensino fundamental e médio);

Colégio Gonçalves Dias — pública (ensino fundamental e médio);

Colégio União — particular (ensino fundamental);

Antigo Colégio Tico-Teco, após sua ampliação em 2006, passou a ter o ensino fundamental completo.

Cooperativa de Educadores de Ji-Paraná (COOPEJI) — particular (ensino fundamental e médio);

Educandário Infantil o Pequeno Snoopy — particular (ensino fundamental);

Escola Estadual Aluizio Ferreira — pública (ensino fundamental e médio);

Escola Estadual Antônio Bianco — pública (ensino fundamental);

Escola Estadual Drº Lourenço Pereira Lima — pública (ensino fundamental e médio);

Escola Estadual Janete Clair — pública (ensino fundamental e médio)[1];

Escola Estadual JK — pública (ensino fundamental e médio);

Escola Estadual Jorge Teixeira (Nova Londrina) — pública (ensino fundamental e médio);

Escola Estadual Jovem Gonçalves Vilela — pública (ensino médio)"[2];

Escola Estadual Júlio Guerra — pública (ensino fundamental e médio);

Escola Estadual Marcos Bispo da Silva — pública (ensino fundamental e médio);

Escola Estadual Marechal Rondon — pública (ensino fundamental e médio);

Escola Estadual Prof° José Francisco dos Santos — pública (ensino fundamental e médio);

Escola Estadual Profª Carmem Rocha Borges — pública (ensino fundamental).

Ensino superior

As faculdades presenciais do município de Ji-Paraná são:



Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI) — particular;

Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) — particular;

Instituto Federal de Rondônia (IFRO - Campus Ji-Paraná) — pública (ensino técnico integrado ao médio ou técnico superior);

Universidade Federal de Rondônia (UNIR) — pública.

Há também cursos a distância, nas seguintes instituições:

Instituto Claretiano de Ensino Superior — particular (ensino a distância);

Seminário Presbiteriano Brasil Central (SPBC - Extensão em Ji-Paraná) — particular (curso de Bacharel em Teologia, de orientação Reformada);

Universidade Aberta do Brasil (UAB) — pública (ensino a distância);

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR Virtual) — particular (ensino a distância).

[editar] TransporteJi-Paraná possui um transporte público, realizado por ônibus antigos da empresa de transportes COOPENTAX. Em 2001 a prefeitura colocou em circulação vários microônibus, que possuíam ar-condicionado, entretanto, no final do mesmo ano, esses microônibus foram apreendidos devido ao atraso do pagamento.

No município também circulam vários táxis, táxis-lotação e moto-táxis, que por serem mais rápidos do que o transporte público, acabaram se tornando o meio de transporte mais utilizado.

[editar] Aeroporto

Aeronave desembarcando passageiros em Ji-Paraná.O Aeroporto de Ji-Paraná (JPR/SWJI), localizado a sudoeste da cidade, tem toda infra-estrutura para bem atender os usuários do transporte aéreo, com capacidade para aviões de até 150 passageiros e com cinco voos diários com destino às principais regiões do país, através das empresas Passaredo e TRIP Linhas Aéreas, essa última em parceria com a TAM.

[editar] Rodovias

A velha ponte sobre o Rio Machado, construída há mais de 25 anos, em processo de duplicação.Ji-Paraná é cortada pela BR-364, única rodovia federal em Rondônia, que corta o estado sentido sul-norte, ligando Mato Grosso à capital Porto Velho, distante 1100 km de Cuiabá e 384 km da capital rondoniense, que deu passagem ao desenvolvimento. Por ela chegam os bens de consumo industrializados do sul do país e vão produtos da terra, através de caminhões de carga.

Existem várias empresas de transporte de passageiros que liga Ji-Paraná a todas as regiões do país, destacando-se entre elas as empresas EUCATUR e Andorinha.

No entanto, Rondônia sofre sérios problemas com as rodovias federais, devido ao intenso movimento de veículos de pequeno e grande porte e as precárias condições das estradas, aumentando muito o número de acidentes rodoviários, principalmente nos locais em que a rodovia corta a cidade, devido a pequena largura das pistas. Porém em 2010 a ponte sobre o Rio Machado foi duplicada e melhorou muito o trânsito local.

[editar] Infra-estrutura[editar] ComunicaçãoJi-Paraná nos últimos anos vem modernizando sua estrutura na área de comunicação.

Sede do Jornal Folha de Rondônia, e ao fundo o Hotel Transcontinental.Televisão: as emissoras locais existentes em Ji-Paraná são: Rede Vida canal 17, TV Ji-Paraná (Rede Globo) canal 5, TV Norte (Rede Diário) canal 9, RedeTV Rondônia canal 7, TV Allamanda (SBT) canal 13, TV Candelária (Rede Record) canal 4 e TV Meridional (Rede Bandeirantes) canal 11. Também há como retransmissora a TV Amazonsat canal 14 e a SKY, que é a TV por assinatura via satélite.

Jornal: o município possui dois jornais impressos regularmente:Folha de Rondônia e Correio Popular, e outros diários de circulação estadual, dentre eles: O Estado do Norte e Diário da Amazônia.

Telefonia fixa: existem apenas duas telefonias fixas, são elas: Oi e Embratel.

Telefonia móvel: a cidade conta com quatro operadoras para telefone celular, que são: Oi, Vivo, Claro e TIM.

Internet: há serviços de internet discada (56kbps) e banda larga em Ji-Paraná. A internet banda larga vem ganhando força e conquistando cada vez mais consumidores devido à sua velocidade. Os serviços de banda larga tem como principal fornecedor a Oi através de linhas ADSL e os serviços discados gratuitos oferecidos pelo iBest, iG, dentre outros e serviços pagos prestados pelos provedores Terra e UOL. Além disso, a cidade conta com rede celular de terceira geração (3G), fornecendo banda larga móvel através das operadoras de telefonia celular Vivo e Oi.

[editar] Turismo

Prédios residenciais em um dos bairros mais valorizados de Ji-Paraná.Em Ji-Paraná, a natureza serve como opção de lazer. Nas água dos rios Machado e Urupá é possível pescar, nadar, praticar esqui aquático ou remar. Também é possível passar algumas horas andando pela mata fechada, onde a fauna e flora oferecem um espetáculo de rara beleza, e para aqueles que não gostam de correr riscos, podem se divertir nas quadras e piscinas dos clubes ou então fazer algumas visitas nos pontos turísticos da cidade:

Tracoá Water Park: O Tracoá Water Park será o maior centro de lazer do estado de RO, além de ser o único parque aquático do estado. Localizado em uma área de 260.000 m², o Tracoá Water Park proporcionará um ambiente divertido e familiar, onde os clientes poderão desfrutar com segurança de cerca de 15 piscinas (com inúmeros tipos de tobogãs, formatos e padrões, além de uma delas possuir ondas artificais), restaurantes, banana boat, berçário, quiosques, quadras poliesportivas, passeio a cavalo, salão de jogos, playground, túnel aquático, academia de ginástica, lan house, entre muitas outras opções de entretenimento.

As obras iniciam no segundo semestre de 2008 e têm um prazo de 4 anos para conclusão total da obra.

Teatro Dominguinhos, centro cultural da cidade.Teatro Dominguinhos: o único teatro da cidade de Ji-Paraná. Com uma construção moderna, o Teatro Marco Zero, renomeado para Teatro Dominguinhos pelo vice-prefeito Nico em sua gestão, foi concluído na administração do prefeito Ildemar Kussler. Neste local são sediados grandes eventos que ajudam a promover a cultura no município. Reformado em 2003 recebeu ampliação, e tem capacidade para 200 pessoas.

Museu das Comunicações: em Ji-Paraná o visitante poderá observar o prédio construído pôr Marechal Rondon, em 1912, que serviu de base para primeira estação de telégrafo. Posteriormente este prédio foi destinado às agências de Correios e Telégrafos e em maio de 1985 foi restaurado, onde, atualmente esta instalado o Museu das Comunicações. No seu interior encontra-se expostos vários instrumentos telegráficos utilizados pôr Rondon no início do século XX, assim como várias correspondências expedidas e recebidas na ocasião de sua passagem pela região.

Exposição: o município tem hoje o maior parque de exposição do norte e o segundo maior do Brasil. Uma estrutura totalmente nova, oferecendo conforto aos expositores, e uma arena muito bem montada, além de um grande estacionamento dentro do parque. Prova da grandiosidade, anualmente é realizado a EXPOJIPA (Exposição Agropecuária e Industrial de Ji-Paraná), com um público estimado em 300 mil pessoas.

Fuscacross: Ji-Paraná todos os anos sedia vários campeonatos de fuscacross, tanto municipais como estaduais, no Automóvel Clube de Ji-Paraná, que tem sido uma das principais atrações da cidade, trazendo visitantes de diversos municípios do estado que vão prestigiar o evento.

Kart: Em dias de corrida o kartódromo de Ji-Paraná chega a receber 1200 pessoas para assititem os 'pegas'. O esporte tem se desenvolvido bastante,com formação de grid de largada com até 30 karts em provas do campeonato.

Motocross: a cidade sedia uma das etapas da mais importante competição de motociclismo do país, que é o Campeonato Brasileiro de Motocros. No perido de 05 a 7 de setembro de 2009 Ji-Paraná estará sediando uma etapa do campeonato sulamericano de Motocross.

Ji-Paraná também teve em 2006, o VIII Adrenatrilha, que é uma competição estadual. Onde, no trecho da manhã, os pilotos percorreram 78 km por trilhas localizadas no primeiro distrito do município, atravessando matas, morros, trieiros de gado, estradinhas velhas e atravessaram o Rio Urupá. Na parte da tarde os competidores percorreram mais 75 km no segundo distrito por trilhas que margeiam o Rio Machado, estradinhas velhas, carreadores de cafés e seringais no km 14.

[editar] EsportesPrincipais clubes de futebol de Ji-Paraná

Ji-Paraná Futebol Clube no Estádio Biancão em 2007, ano em que foi rebaixado. É o time mais tradicional de Rondônia na atualidade.Ji-Paraná Futebol Clube: fundado em 22 de abril de 1991. Maior campeão de todos os tempos em Rondônia, oito vezes campeão estadual. Com menos de um ano de fundação, já havia conquistado dois títulos do Campeonato Rondoniense de Futebol. Porém, por trás das glórias e títulos alcançados pelo Ji-Paraná Futebol Clube, existe uma história terrível quanto à saúde financeira do clube, tendo problemas no pagamento dos jogadores. Em 2007 foi rebaixado para o Campeonato Rondoniense de Futebol da Segunda Divisãoe em 2009, por não ter comparecido a campo em uma das partidas do campeonato, foi punido pela Federação Rondoniense de Futebol com uma suspensão de dois anos.

Sport Club ULBRA Ji-Paraná: fundado em 1 de abril de 2005. Conseguiu, em três anos de existência, vencer a segunda (2005) e a primeira divisão do Campeonato Rondoniense de Futebol em 2006, 2007 e 2008, e em 2007 conseguiu a proeza de eliminar o tradicional Santa Cruz (PE) da Copa do Brasil. Porém, tão lorgo surgiu, foi extinto. Em 2008 o clube encerrou suas atividades.

O Estádio Municipal José de Abreu Bianco (também conhecido como "Biancão"), considerado o maior estádio de Rondônia foi oficialmente inaugurado em 22 de junho de 2002, com capacidade para oito mil pessoas.

[editar] LazerAos domingos, a prefeitura promove atividades esportivas e culturais, como o "Projeto Beira Rio". Atletas amadores disputam partidas de vôlei e futebol nas areias do Rio Machado. Enquanto outros exibem sua aptidões artística em movimentados encontros de música, improviso, declamação. E no Centro Cultural e Esportivo Gerivaldo José de Souza ("Gerivaldão") escolas locais disputam animadas gincanas.


A cidade possui alguns pontos de lazer, os principais são:


Clube Vera Cruz, uma alternativa para o lazer.Esporte Clube Vera Cruz: o mais antigos clube do interior do estado, é também o que possui as melhores instalações, com um amplo salão social que comporta 250 mesas e realiza os mais sofisticados bailes e festas momescas do interior de Rondônia. Possui um estádio de futebol, que serviu para que o Ji-Paraná Futebol Clube realizasse suas partidas pelo futebol profissional, campo de futebol society, quadras de voleibol e basquetebol, piscina e ampla área para recreação do imenso quadro associado.

Maré Mansa Clube de Campo: localizado aproximadamente cinco quilômetros do centro da cidade antiga, possui modernas instalações para a prática de esportes, área coberta para eventos sociais, piscina e uma ampla churrascaria à disposição dos associados.

Clube AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil): no segundo distrito, possui amplo salão social, área para a pratica de esportes, piscinas e demais equipamentos de recreação. Vários eventos ocorrem no clube AABB, dentre eles, são realizados diversos campeonatos municipais e intermunicipais de natação, este reúne pessoas das diversas cidades próximas à Ji-Paraná.

A AABB também tem um projeto chamado AABB Comunidade, com aproximadamento 120 crianças carentes que participam de diversas atividades tais como: aulas de natação, música (teclado e violão)Educação física com aulas de Voleibol, Basquetebol e escolinha de futebol. Todas as crianças recebem reforço na alimentação e passam a maior parte do dia na AABB.

Balneario Bernardi: com uma distância aproximada de cinco quilômetros do centro do primeiro distrito, está, cada vez mais se tornando um local frequentado pelos jovens da cidade. No local, além do Rio Urupá que já é uma atração a parte, tem ainda uma boa pista para a prática de motocross.

Referências1.↑ a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

2.↑ IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.

3.↑ Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (02 de novembro de 2010). Página visitada em 03 de maio de 2011.

4.↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

5.↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.

6.↑ SEJAM BEMVINDOS A CIDADE DE JI-PARANA

7.↑ TSE, Estatística de Candidatos nas Eleições de 2004.

8.↑ IBGE. Título não preenchido, favor adicionar. Página visitada em 12 de maio de 2011.

9.↑ IBGE, Produção Agrícola Municipal em 2005.

10.↑ IBGE, Produção Agrícola Municipal 2005.

11.↑ IBGE, Pesquisa Pecuária Municipal 2005.


  1. Rio Urupá à direita  Desaguando  no Rio Machado
                                                       Casa do Papai Noel

Predio da Fundação Cultural

 Centro Hotelaria

 Torre da Emblatel

Shoping



 Ponte Sobre Rio Machado

Trevo

 Grande Ji Paraná
Museu Marechal Candido Rondon





3 comentários:

  1. Gostaria do decreto que emancipa a antiga Vila Rondônia para a atual Ji Paraná!
    Se poderem me ajudar!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Amei seu material ,as fotos e tudo mais. Quero te fazer um pedido. tente fazer novas fotos da cidade nos mesmos ângulos das fotos antigas ,atualizando seu arquivo. ficará top. hoje peguei uma foto da igreja católica em preto e branco e juntei com outra de anos depois ,colorida, mas não achei nenhuma atual para comparar. nem da construção da nova igreja. Fotos aéreas do centro município

    ResponderExcluir

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############