Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Servidores da extinta Sucam contaminados por inseticida lutam por indenização - DOENÇAS GRAVES, MUTAÇÃO E MORTE

DOENÇAS GRAVES, MUTAÇÃO E MORTE
Servidores da extinta Sucam contaminados por inseticida lutam por indenização
A Câmara de Vereadores de Sinop foi palco, na noite desta quinta-feira (6), de uma audiência pública para discutir Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional que concedem benefícios a servidores e ex-servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública, SUCAM, muitos dos quais afetados por doenças decorrentes da manipulação do dicloro-difenil-tricloroetano (DDT), inseticida usado para exterminar, nos anos 80, o mosquito transmissor da malária e leishmaniose.

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) participou da audiência e foi convidado pela Associação dos Servidores da Sucam de Sinop, através do presidente, Marcos de Deus da Silva, para ajudar na tramitação das matérias na Câmara Federal.

Segundo depoimento dos servidores da saúde, as condições de trabalho à época, eram precárias. A falta de local apropriado para o repouso e alimentação, por exemplo, faziam com que o contato com o veneno acontecesse 24 horas por dia. A mesma vasilha usada para preparar o inseticida, era usada para armazenar água para o consumo. Já as caixas de veneno, formavam barreira de abrigo contra o vento, à noite.

O contato contínuo com o inseticida fez com que muitos adquirissem doença grave; outros perderam a vida. Por conta disso, os servidores e ex-servidores buscam uma reparação a título de indenização. O Projeto de Lei 3525/12, do Senado, concede pensão mensal vitalícia no valor de R$ 2,5 mil. A pensão pode ser estendida às viúvas e dependentes dos servidores falecidos. Este projeto tramita nas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo e em regime de prioridade.

Outro projeto que também tramita na Casa é o PL 4973/09 que concede a indenização, no valor de R$ 100 mil e tratamento médico aos trabalhadores contaminados pelos inseticidas DDT e Malathion.

Para o deputado Nilson Leitão, é possível trabalhar para que os projetos tramitem apensados um ao outro, unindo os benefícios e melhorando pontos que na visão dos servidores parecem obscuros, como a realização de exames que comprovem a contaminação, por exemplo. “Nosso compromisso com esses servidores e suas famílias é fazer com recebam a atenção devida por parte do governo. Quando estiveram em campo nos anos 70,80 e 90, cumpriram a missão que lhes foi confiada, não podem agora ser abandonados à própria sorte”, disse o parlamentar.

Dados do Sindicato dos Servidores Públicos Federais apontam que a Fundação Nacional de Saúde, FUNASA, órgão que substituiu a SUCAM e absorveu seus servidores, tem 40% a mais de pensionistas que os demais órgãos da estrutura federal, por problemas relacionados ao trabalho.

Participaram da audiência em Sinop, servidores e ex-servidores de 12 cidades da região, além do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Mato Grosso, Carlos Alberto de Almeida (SINDSEP) e o diretor da Confederação dos Servidores Públicos Federais, Sérgio Ronaldo da Silva (CONDSEF). Um novo encontro deve acontecer em Cuiabá reunindo os demais servidores que juntos, em Mato Grosso, somam cerca de 800 profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############