Este portal quer reiterar a gratidão e o respeito que sempre dedicam ao serviço público. Respeito expresso no diálogo, na transparência, no incentivo à qualificação e ao profissionalismo. O objetivo deste, e para abrir espaço democrático e transparente à todos os interessados em discutir os Direitos Humanos e atuação dos políticos brasileiros. (waldyr.madruga4@gmail.com)
SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.
terça-feira, 3 de agosto de 2010
OBJETIVOS GERAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Considerando a importância da temática ambiental, a escola deverá, ao longo das
oito séries do ensino fundamental, oferecer meios efetivos para cada aluno compreender
os fatos naturais e humanos referentes a essa temática, desenvolver suas potencialidades e
adotar posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relação
construtiva consigo mesmo e com seu meio, colaborando para que a sociedade seja
ambientalmente sustentável e socialmente justa; protegendo, preservando todas as
manifestações de vida no planeta; e garantindo as condições para que ela prospere em toda
a sua força, abundância e diversidade.
Para tanto propõe-se que o trabalho com o tema Meio Ambiente contribua para que
os alunos, ao final do ensino fundamental, sejam capazes de:
• identificar-se como parte integrante da natureza e sentir-se
afetivamente ligados a ela, percebendo os processos pessoais
como elementos fundamentais para uma atuação criativa,
responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente;
• perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e
sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes
aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural;
• observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental,
de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as
oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir um
meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida;
• adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que
os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente
sustentáveis;
• compreender que os problemas ambientais interferem na
qualidade de vida das pessoas, tanto local quanto globalmente;
• conhecer e compreender, de modo integrado, as noções básicas
relacionadas ao meio ambiente;
• perceber, em diversos fenômenos naturais, encadeamentos e
relações de causa/efeito que condicionam a vida no espaço
(geográfico) e no tempo (histórico), utilizando essa percepção
para posicionar-se criticamente diante das condições ambientais
de seu meio;
• compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos
de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais
interagem, aplicando-os no dia-a-dia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.
##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############