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terça-feira, 3 de agosto de 2010
ENSINAR E APRENDER EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a
formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de
um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e
global. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha
a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e aprendizagem de
procedimentos. E esse é um grande desafio para a educação. Gestos de solidariedade,
hábitos de higiene pessoal e dos diversos ambientes, participação em pequenas negociações
são exemplos de aprendizagem que podem ocorrer na escola.
Assim, a grande tarefa da escola é proporcionar um ambiente escolar saudável e
coerente com aquilo que ela pretende que seus alunos apreendam, para que possa, de fato,
contribuir para a formação da identidade como cidadãos conscientes de suas
responsabilidades com o meio ambiente e capazes de atitudes de proteção e melhoria em
relação a ele.
Por outro lado, cabe à escola também garantir situações em que os alunos possam
pôr em prática sua capacidade de atuação. O fornecimento das informações, a explicitação
e discussão das regras e normas da escola, a promoção de atividades que possibilitem uma
participação concreta dos alunos, desde a definição do objetivo, dos caminhos a seguir para
atingi-los, da opção pelos materiais didáticos a serem usados, dentro das possibilidades da
escola, são condições para a construção de um ambiente democrático e para o
desenvolvimento da capacidade de intervenção na realidade.
Entretanto, não se pode esquecer que a escola não é o único agente educativo e que
os padrões de comportamento da família e as informações veiculadas pela mídia exercem
especial influência sobre os adolescentes e jovens.
No que se refere à área ambiental, há muitas informações, valores e procedimentos
aprendidos pelo que se faz e se diz em casa. Esses conhecimentos poderão ser trazidos e
debatidos nos trabalhos da escola, para que se estabeleçam as relações entre esses dois
universos no reconhecimento dos valores expressos por comportamentos, técnicas,
manifestações artísticas e culturais.
Além disso, o rádio, a TV e a imprensa constituem uma fonte de informações sobre
o Meio Ambiente para a maioria das pessoas, sendo, portanto, inegável sua importância no
desencadeamento dos debates que podem gerar transformações e soluções efetivas dos
problemas locais. No entanto, muitas vezes, as questões ambientais são abordadas de forma
superficial ou equivocada pelos diferentes meios de comunicação. Notícias de TV e de
rádio, de jornais e revistas, programas especiais tratando de questões relacionadas ao meio
ambiente têm sido cada vez mais freqüentes. Paralelamente, existe o discurso veiculado
pelos mesmos meios de comunicação quando propõem uma idéia de desenvolvimento
que não raro entra em conflito com a idéia de respeito ao meio ambiente. São propostos e
estimulados por meio do incentivo ao consumismo, desperdício, violência, egoísmo,
desrespeito, preconceito, irresponsabilidade e tantas outras atitudes questionáveis dentro
de uma perspectiva de melhoria de qualidade de vida. Por isso, é imprescindível os
educadores relativizarem essas mensagens, ao mostrar que elas traduzem um
posicionamento diante da realidade e que é possível haver outros.
Desenvolver essa postura crítica é muito importante para os alunos, pois isso lhes
permite reavaliar essas mesmas informações, percebendo os vários determinantes da leitura,
os valores a elas associados e aqueles trazidos de casa. Isso os ajuda a agir com visão mais
ampla e, portanto, mais segura ante a realidade que vivem. Para tanto, os professores
precisam conhecer o assunto e buscar com os alunos mais informações, enquanto
desenvolvem suas atividades: pesquisando em livros e levantando dados, conversando com
os colegas das outras disciplinas, ou convidando pessoas da comunidade (professores
especializados, técnicos de governo, lideranças, médicos, agrônomos, moradores tradicionais
que conhecem a história do lugar etc.) para fornecer informações, dar pequenas entrevistas
ou participar das aulas na escola. Ou melhor, deve-se recorrer às mais diversas fontes: dos
livros, tradicionalmente utilizados, até a história oral dos habitantes da região10 . Essa
heterogeneidade de fontes é importante até como medida de checagem da precisão das
informações, mostrando ainda a diversidade de interpretações dos fatos.
Temas da atualidade, em contínuo desenvolvimento, exigem uma permanente
atualização; e fazê-lo junto com os alunos é uma excelente oportunidade para que eles
vivenciem o desenvolvimento de procedimentos elementares de pesquisa e construam,
na prática, formas de sistematização da informação, medidas, considerações quantitativas,
apresentação e discussão de resultados etc. O papel dos professores como orientadores
desse processo é de fundamental importância.
Essa vivência permite aos alunos perceber que a construção e a produção dos
conhecimentos são contínuas e que, para entender as questões ambientais, há necessidade
de atualização constante.
Como esse campo temático é relativamente novo no ambiente escolar, os professores
podem priorizar sua própria formação/informação à medida que as necessidades se
configurem. Pesquisar sozinho ou junto com os alunos, aprofundar seu conhecimento com
relação à temática ambiental será necessário aos professores, por, pelo menos, três motivos:
• para tê-lo disponível ao abordar assuntos gerais ou específicos
de cada disciplina, vendo-os não só do modo analítico
tradicional, parte por parte, mas nas inter-relações com outras
áreas, compondo um todo mais amplo;
Muitas vezes é possível encontrar informações valiosas em documentos oficiais. O anexo III deste documento é
um exemplo de fonte de informação.
• para ter maior facilidade em identificar e discutir os aspectos
éticos (valores e atitudes envolvidos) e apreciar os estéticos
(percepção e reconhecimento do que agrada à visão, à audição,
ao paladar, ao tato; de harmonias, simetrias e outros) presentes
nos objetos ou paisagens observadas, nas formas de expressão
cultural etc.
• para obter novas informações sobre a dimensão local do
ambiente, já que há transformações constantes seja qual for a
dimensão ou amplitude. Isso pode ser de extrema valia, se,
associado a informações de outras localidades, puder compor
informações mais globais sobre a região.
O acesso a novas informações permite repensar a prática. É nesse fazer e refazer que
é possível enxergar a riqueza de informações, conhecimentos e situações de aprendizagem
geradas por iniciativa dos próprios professores. Afinal, eles também estão em processo de
construção de saberes e de ações no ambiente, como qualquer cidadão. Sistematizar e
problematizar suas vivências, e práticas, à luz de novas informações contribui para o
reconhecimento da importância do trabalho de cada um, permitindo assim a construção de
um projeto consciente de educação ambiental.
Ou seja, as atividades de educação ambiental dos professores são aqui consideradas
no âmbito do aprimoramento de sua cidadania, e não como algo inédito de que eles ainda
não estejam participando. Afinal, a própria inserção do indivíduo na sociedade implica
algum tipo de participação, de direitos e deveres com relação ao ambiente.
Reconhece-se aqui a necessidade de capacitação permanente do quadro de
professores, da melhoria das condições salariais e de trabalho, assim como a elaboração e
divulgação de materiais de apoio. Sem essas medidas, a qualidade desejada fica apenas no
campo das intenções.
Da mesma forma, a estrutura da escola, a ação dos outros integrantes do espaço
escolar devem contribuir na construção das condições necessárias à desejada formação
mais atuante e participativa do cidadão.
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