As secretarias municipais de diversos municípios do Estado reforçam esta semana as campanhas de combate a dengue. Em Porto Velho, o mutirão foi iniciado no bairro Nacional e será ampliada para todo o município. Com a chegada das chuvas, com o acúmulo de água em recipientes que ficam ao ar livre e podem se tornar criadouros para o mosquito transmissor da doença, a moléstia tende a se alastrar.
Alguns municípios já estão enfrentando surtos de dengue e pelo menos quatro pessoas morreram em novembro vítimas da doença. O mutirão prevê visitas domiciliares e retirada de lixo dos terrenos baldios. Em Jaru, no Centro do Estado, a população se mobilizou no domingo em um grande mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue, recolhendo lixo e distribuindo folhetos com orientações aos moradores.
De acordo com o secretário de Saúde de Porto Velho, Williams Pimentel, o bairro Nacional está em primeiro lugar nos índices de proliferação da dengue. “Para controlar essa doença não depende somente da gente, mais sim da conscientização da população de uma forma geral.. Segundo a diretora da Unidade de Saúde da Família Ronaldo Aragão, do bairro Nacional, os agentes estão realizando visitas tentando sensibilizar as famílias. “Estamos indo de casa em casa com o objetivo de prevenir a doença. Além da retirada de lixo, fazemos inclusive a averiguação da saúde das pessoas, se detectamos alguém com os sintomas da dengue encaminhamos a pessoa para o tratamento”, explicou.
Além das visitas domiciliares e da retirada de entulhos, a Semusa providenciou carros de som com mensagens sobre as medidas necessárias para evitar a doença, panfletagem e distribuição de sacos de lixo.
Limpeza
Para a moradora Ivonete Alves, o trabalho que a Semusa está desenvolvendo na região é muito importante. “Em minha opinião eles estão certíssimos em fazer esse mutirão, fazendo limpeza não se tem doença. Eu, por exemplo, limpo o meu quintal sozinha para evitar a dengue. Se todo mundo fizesse isso, nós teríamos menos gente doente e não estaríamos em primeiro lugar nos índices de proliferação da doença” ressalta Alves.
Pimentel informou que as ações não têm data para acabar e que será feita também a inserção de inseticidas para deter a proliferação dos mosquitos transmissores da doença. “Essa é uma das medidas mais eficientes, com ela iremos combater de uma vez a dengue”, destaca Pimentel. Segundo o secretário, militares serão convidados a reforçar o mutirão de combate à dengue. “Se todos ajudarem, evitando a proliferação do mosquito, vamos evitar a doença, já que 90% dos casos são originados dentro das casas”, destacou.
Jaru
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Seu período de incubação é de oito a dez dias, podendo se manifestar de forma branda ou grave. Na sua forma mais grave existem manifestações hemorrágicas intensas que podem até levar a morte.
Em Jaru, o prefeito e vice-prefeito, funcionários públicos, empresários, vereadores e toda a população se uniram no último domingo (29), em um grande mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue em Jaru. Enquanto os agentes comunitários, funcionários públicos e voluntários percorriam as ruas dos setores orientando a população, máquinas e caminhões recolhiam os lixos da frente das residências.
Segundo o secretario de obras, Roberto Emanuel só no domingo, foram retirados cerca de 100 caminhões de lixos das frentes das residências, Roberto explica que estes números representam apenas 30% de todo o entulho estavam acumulados nos quintais. O trabalho de retirada dos entulhos vai permanecer até ser retirado todo o lixo que foi colocado para fora das residências.
Para realizar o mutirão de combate ao mosquito transmissor da Dengue, foram usados cerca 50 veículos, entre máquinas e caminhões, e aproximadamente 800 voluntários que ajudaram no mutirão.
O prefeito de Jaru, Jean Carlos dos Santos, falou da importância das ações executadas no combate ao mosquito da Dengue e pediu a colaboração de todos. “O poder público só vai atingir seus objetivos se a população ajudar. A união é importante nessa hora para que possamos evitar o aumento da doença em nosso município”, frisou Jean Carlos.
Para o secretario de Saúde Iran Cardoso Bilheiro, “ações como esta têm que contar com o apoio de todos os movimentos organizados. Só assim, poderemos combater o mosquito da dengue e evitar que a doença se alastre pela região”, destacou Iran.
Este portal quer reiterar a gratidão e o respeito que sempre dedicam ao serviço público. Respeito expresso no diálogo, na transparência, no incentivo à qualificação e ao profissionalismo. O objetivo deste, e para abrir espaço democrático e transparente à todos os interessados em discutir os Direitos Humanos e atuação dos políticos brasileiros. (waldyr.madruga4@gmail.com)
SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.
##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############