Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Servidor portador de deficiência pode ter direito a aposentadoria especial

Portal do Servidor Público do Brasil : http://waldirmadruga.blogspot.com.br/

ALESSANDRA HORTO
O DIA     -     03/04/2015


Rodrigo Janot, autor da iniciativa, defendeu que a ausência de lei específica “manifesta a omissão na regulamentação da aposentadoria especial do servidor portador de deficiência”


Rio - A Procuradoria Geral da República (PGR) vai entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o direito do servidor público portador de deficiência ao regime especial de aposentadoria. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, autor da iniciativa, defendeu que a ausência de lei específica “manifesta a omissão na regulamentação da aposentadoria especial do servidor portador de deficiência”.


A Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO 32) tem como objetivo fazer com que o governo regule este direito, como está previsto na Emenda Constitucional 47, de 2005.
O processo cita que, na ausência de lei regulamentadora do direito previsto pela EC 47, o STF tem deferido os pedidos de aposentadoria especial dos servidores, por meio de mandados de injunção, aplicando a Lei 142/2013, que disciplina a aposentadoria especial para deficientes físicos assegurados pelo Regime Geral, do setor privado.


O Ministério do Planejamento esclareceu que aposentadoria especial, nos termos da Constituição Federal, pode ser concedida a servidores com deficiência, funcionários que exerçam atividades de risco ou aqueles cujas atividades sejam exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou integridade física. “De todo modo, nos termos da Constituição Federal, é necessária a edição de lei complementar disciplinando o tema.”


ESPÉCIES DISTINTAS


De acordo com o Ministério do Planejamento, a aposentadoria por invalidez e a aposentadoria especial são duas espécies distintas de aposentadoria. “A primeira delas é concedida após avaliação pericial por junta oficial, que verifica a existência de doença que resulte na incapacidade permanente do servidor para o exercício das atribuições de seu cargo efetivo”.


PROPORCIONALIDADE



A pasta completou que caso se trate de acidente de serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável presente em lista expressa do § 1º do Artigo 186 da Lei 8.112, de 1990, a aposentadoria se dará com proventos integrais. Caso a incapacidade seja por outra razão, a aposentadoria será com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############