Os trabalhadores com carteira assinada possuem muitos direitos, por isso, é importante que estejam a par de todos eles. Saiba quais são alguns deles e como consultar saldo do PIS / PASEP / NIT – Programa de Integração Social.
Antes vale explicar o que significam essas siglas. PIS é o Programa de Integração Social, uma ferramenta de integração entre o empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. Porém, é a Caixa Econômica Federal a responsável pelo pagamento do PIS. Já o PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.
Tanto as cidades quanto os estados e mesmo a união devem contribuir com o fundo do PASEP, que é destinado aos funcionários públicos. Nesse caso, o pagamento acontece por meio do Banco do Brasil.
Já para consultar esses benefícios e realizar o saque é preciso que o trabalhador tenha o cartão cidadão e para tê-lo é necessário que esteja cadastrado no PIS/PASEP, no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Quem não possui o cartão cidadão ainda pode solicitá-lo em qualquer agência da Caixa ou pelo telefone 0800-726-0207.
Na hora da solicitação, o solicitante deve ter em mãos o seu número do Cadastro NIS. Além de consultar saldo de quotas e sacar abono/rendimentos do PIS, com esse cartão é possível consultar saldo e sacar o FGTS, bem como receber benefícios de programas sociais e consultar informações sobre o seguro desemprego.
Consultar Extrato e saldo do PIS / PASEP / NIT
Para ter o cartão cidadão é importante que o trabalhador apresente um documento de identidade e Carteira de Trabalho, além do número de inscrição no PIS/PASEP. Já para consultar os benefícios, basta se dirigir até um caixa eletrônico da rede de bancos Caixa para ver o seu extrato com o cartão.
O mesmo pode ser feito em correspondentes Caixa Aqui e lotéricas. Esses canais, aliás, são os mesmos que podem ser usados no momento de sacar os benefícios. No site da Caixa é possível acompanhar as datas em que os benefícios estarão disponíveis para cada um, através do link http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx.
É sempre a partir de julho, de todos os anos, que são definidos em quais datas cada trabalhador vai receber os rendimentos do PIS. A partir dessa data você já pode fazer a sua consulta.
Além disso, antes mesmo de consultar é possível que o trabalhador já tenha recebido os seus benefícios. No caso dele ser um cliente da Caixa e ter conta no banco o valor é depositado diretamente na sua conta, porém, apenas se na mesma houver ao menos R$1,00 e movimentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.
##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############