BLOG: S.P.B. DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL
Você já ouviu falar que nada se cria, tudo se reaproveita?
Pois é, para tudo o que temos de sobra, excesso, sem uso, etc tem algum que pode precisar.
Pode-se doar de tudo hoje em dia. De Sangue a roupas, leite materno, alimentos, tudo o que você imagina!
Se você quer ajudar alguém e não sabe como, veja algumas opções:
Doação de Sangue
Segundo a Fundação Pró-Sangue (http://www.prosangue.sp.gov.br) os requisitos básicos para se doar sangue são os seguintes:
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 18 e 65 anos.
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte).
Normalmente todo hospital tem um posto para receber doação de sangue, mas se preferir, pode agendar sua doação com a Fundação Pró-Sangue pelo telefone 0800 55 0300 ou pelo próprio site.
Doação de Plaquetas
O sangue é composto de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma e plaquetas. As plaquetas ajudam no controle de sangramentos. O sangue contém grande quantidade de plaquetas e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador. A doação de plaquetas ajuda a muitas pessoas, principalmente as que sofrem de leucemia e outros tipos de câncer. A Fundação Pró-sangue pode agendar a sua doação tirar outras dúvidas através do telefone 3061-5544, nos ramais 321 e 318. Ou envie uma mensagem paraaleconosco@prosangue.sp.gov.br
Doação de Medula Óssea
Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde pode ser doador.
Doar a medula óssea é um procedimento simples que pode salvar uma vida. A doação não traz nenhum risco para o doador, pois em pouco tempo sua medula estará completamente regenerada.
Ao contrário da doação de sangue, quando vc se cadastra como doador de medula, você não faz a doação imediatamente.
Ao contrário da doação de sangue, quando vc se cadastra como doador de medula, você não faz a doação imediatamente.
Primeiro é tirada uma amostra de sangue e preenchida uma ficha com suas informações pessoais. Isso não tomará muito do seu tempo. entre 15 e 20 minutoss.
Posteriormente seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.
Para obter maiores informações, basta entrar em contato com a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – (11) 3224-0122 ou (11) 3226-7528, ramal 5989 ou solicitar que a ligação seja transferida para o Hemocentro.
Doação de Células Tronco
Devido às dificuldades de se encontrar doadores de medula óssea, busca-se fontes alternativas de células progenitoras que são células capazes de reconstituir células do sangue, substituindo a medula óssea nos pacientes que não têm doador.
Imediatamente após o parto, é extraído o sangue que resta no cordão umbilical e placenta (material que seria jogado fora e se for coletado, pode salvar vidas). É totalmente indolor, e pode ser feito tanto no parto normal quanto cesárea.
Por ser necessária uma pessoa para fazer a coleta na hora do parto, esta decisão de doar as células tronco deve ser tomada pela mãe ainda durante a gestação e deve-se procurar um dos hospitais credenciados pela Rede BrasilCord.
Doação de Órgãos
Segundo a ADOTE (Ass. Brasileira pela doação de órgãos e tecidos) a legislação brasileira sobre o processo doação transplante estabelece que somos todos doadores de órgãos desde que após a nossa morte um familiar (até segundo-grau de parentesco) autorize, por escrito, a retirada dos órgãos. Portanto, não basta você querer ser um doador de órgãos. Sua família também precisa saber. São eles que vão autorizar os médicos a fazer o transplante da sua vida para outras vidas. Diga em casa, diga para seus amigos, diga para todo mundo que você quer ser um doador.
Não é necessário nenhum registro em documento. Basta deixar a família avisada. Ela vai considerar isso como último desejo e autorizar a doação.
Doação de Leite Materno
Não é necessário nenhum registro em documento. Basta deixar a família avisada. Ela vai considerar isso como último desejo e autorizar a doação.
Doação de Leite Materno
Infelizmente nem toda mãe consegue amamentar, e muitos bebes precisam do leite materno para sobreviver, por isso toda mulher que esta amamentando, tem excesso de leite pode doar (exceto as mulheres que tomam alguns medicamentos específicos).
O procedimento é muito simples, e você só doa o leite em excesso. Não fará falta alguma para o seu filho.
A relação dos bancos de leite humano esta no sitehttp://www6.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude/crianca/0011
Alguns Bancos de Leite Humano desenvolvem projeto ou programa com o Corpo de Bombeiros Militar do seu estado, onde o Bombeiro Militar passa rotineiramente nas casas das doadoras para recolher o leite humano congelado.
Doação de Urina
Pois é, urina!
O Programa HCG foi criado no Brasil em meados de 1986. Seu objetivo é identificar mulheres no início da gravidez, as quais são convidadas a doar urina até a 18ª semana de gestação. Desta urina será extraído o hormônio chamado HCG. Ele é liberado pela placenta e mantém a gravidez no início do desenvolvimento do embrião.
Interessadas podem se cadastrar pelo telefone 0800-559022 ou o site http://www.programahcg.com.br
Interessadas podem se cadastrar pelo telefone 0800-559022 ou o site http://www.programahcg.com.br
A coleta é realizada diretamente na casa ou no local de trabalho da doadora, o que ela preferir.
Doação de Moveis e Objetos
São muitas as associações que aceitam doações de moveis, roupas, etc.
O Exercito da Salvação é uma delas e recebe doações de moveis, objetos, roupas e tudo mais que você quiser doar.
Você pode levar até eles ou chamá-los para retirar em sua casa.
Mais informações no site http://www.exercitodoacoes.org.br
Doação da Nota Fiscal Paulista
Muitas empresas já tem uma urna onde você pode doar seu cupom fiscal com ou sem CPF para alguma instituição filantrópica, basta você depositar seu cupom fiscal na urna, ou levar até a instituição que você preferir, e a própria instituição fará o cadastro deste cupom e passará a receber o crédito e também participar dos sorteios. Mais simples que isso, impossível!
Doação de Tempo
Mas se você não pode doar nada disso acima, pode doar seu tempo dedicando-se como voluntário para ajudar alguém. Muitas vezes a atenção e o carinho é o que mais faz falta.
No site http://www.voluntariosonline.org.br você pode ficar sabendo onde estão precisando de voluntários, dos mais diversos tipos existentes e pode se candidatar as vagas de voluntários que mais lhe agradar.
Alem disso varias outras instituições precisam de trabalhos voluntários. Basta você escolher a que você mais gosta e se oferecer como voluntário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.
##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############