Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Aposentadoria especial de servidores policiais: a contagem do tempo de serviço militar

Por Rudi Cassel e Leonardo Pilon 

O militar que ingressa na polícia muda de regime jurídico passando a ser regido pela Lei Complementar nº 51/1985. Até aí nenhuma novidade. Ocorre que essa norma, recepcionada pela Constituição da República conforme ADI 3.187, exige – para aposentadoria especial – o mínimo de 20 anos de atividade estritamente policial para homem e 15 anos para mulher[1].

Nesse contexto, a interpretação normativa conferida pela Administração vem restringindo a efetividade da aposentadoria especial para ex-militares que ingressaram na polícia, compreendendo que o tempo de serviço em atividade militar não se enquadra no conceito de atividade policial tal qual exigida pela LC 51/1985. Isso pode parecer coerente à primeira análise, porém, quando se aprofunda o estudo para além da norma infraconstitucional, percebe-se que tal posição deturpa a finalidade da aposentadoria especial, modalidade tão raramente efetivada pelo legislador.

A Constituição da República trazia, na redação original do seu art. 40[2], as atividades perigosas como uma das modalidades excepcionais de aposentadoria que poderia ser estabelecida por lei complementar. A norma foi aprimorada com a Emenda Constitucional nº 20/1998, alterando a expressão “atividades perigosas” para condições gerais que prejudiquem a integridade física[3]. Posteriormente, com a EC nº 47/2005, foi finalmente mencionada a atividade de risco[4]. A finalidade da norma constitucional, desde a redação original, era a proteção diferenciada ao servidor público que tenha sido exposto à riscos em decorrência da natureza das atividades desenvolvidas no cargo ocupado. É uma espécie de compensação pela potencialidade do risco acarretado à vida do servidor.

Diferentemente da insalubridade que demanda a exposição permanente e habitual do servidor, as atividades de risco requerem meramente a latência do perigo, a inesperada, mas possível reação de alguém, não sendo requisito que esse risco venha a se concretizar. Afinal, o risco à vida, uma vez levado a efeito, pode ser irreversível e, portanto, mereceu o devido amparo constitucional.

À essa altura a discussão começa a ficar divergente em alguns pontos e os Tribunais Superiores enriquecem-na. De um lado, há posição do Superior Tribunal de Justiça para não admitir o tempo de atividade militar como atividade estritamente policial prevista na LC nº 51/1985, em um exercício subsuntivo de interpretação normativa, ou seja, elevando a gramática a patamar superior ao da semântica[5], mesmo ressaltando que a interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal[6] é de que o conceito de atividade estritamente policial seja em virtude do desempenho de atividades em condições de risco em cargo policial. Isto é, restrição máxima da lei. Em direção à semântica, o mesmo Superior Tribunal de Justiça já acatou a natureza de risco das atividades militares em razão dos treinamentos e suas condições de latente perigo à vida que ultrapassam a normalidade dos servidores civis[7].

Eis que surgem as questões: se a Constituição ampara a atividade de risco, como pode o risco militar tornar-se inócuo diante do risco policial? Em outras palavras, a vida não mereceria o mesmo respaldo independentemente do cargo que se ocupa na hipótese analisada, seja militar ou policial? E, por último e fundamental, é constitucionalmente adequada essa desvalia ao risco militar em observância estrita do sentido gramatical da Lei Complementar nº 51/1985?

A depender da resposta se restringe a efetividade da Carta Magna e, nesse aspecto, o Supremo não tem desempenhado o papel de Guardião da nossa Carta Política. Prima-se por uma visão distante da realidade, hermética ao invés de hermeneuta. Nesse jogo, por ora, vence a dogmática do Direito – adstrita à lei e não ao seu fundamento de validade –, enrijecida no sentido literal da norma que tanto não cumpre sua finalidade como contraria o bem jurídico tutelado pela Lei Maior: a vida.

[1] Lei Complementar nº 51/1985: “Art. 1o O servidor público policial será aposentado: I – compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, qualquer que seja a natureza dos serviços prestados; II – voluntariamente, com proventos integrais, independentemente da idade: a) após 30 (trinta) anos de contribuição, desde que conte, pelo menos, 20 (vinte) anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial, se homem; b) após 25 (vinte e cinco) anos de contribuição, desde que conte, pelo menos, 15 (quinze) anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial, se mulher.” (grifou-se)

[2] Constituição da República: “Art. 40. O servidor será aposentado:(…) III – voluntariamente: a) aos trinta e cinco anos de serviço, se homem, e aos trinta, se mulher, com proventos integrais; b) aos trinta anos de efetivo exercício em funções de magistério, se professor, e vinte e cinco, se professora, com proventos integrais; c) aos trinta anos de serviço, se homem, e aos vinte e cinco, se mulher, com proventos proporcionais a esse tempo; d) aos sessenta e cinco anos de idade, se homem, e aos sessenta, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de serviço. § 1º – Lei complementar poderá estabelecer exceções ao disposto no inciso III, “a” e “c”, no caso de exercício de atividades consideradas penosas, insalubres ou perigosas.” (grifou-se)

[3] Constituição da República: “Art. 40 (…) § 4º É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados os casos de atividades exercidas exclusivamente sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, definidos em lei complementar.” (grifou-se)

[4] Constituição da República: “Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. § 4º É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos de servidores: (…) II – que exerçam atividades de risco;” (grifou-se)

[5] Recurso Especial nº 1.357.121/DF, julgado sob o rito dos recursos repetitivos em 28 de maio de 2013.

[6] Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3817.

[7] Recurso Especial nº 1.021.500/PR, julgado sob o rito dos recursos repetitivos em 10 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############