Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Entenda como usar o crédito consignado a seu favor

BSPF     -     08/09/2016



Modalidade criada para ser uma facilidade por ter juros mais baixos pode ser uma armadilha se o consumidor acumular prestações demais


O empréstimo com desconto em folha, chamado de consignado, é a opção mais barata entre os produtos financeiros disponíveis, mas é preciso cuidado para não transformar uma facilidade em problema. Mesmo sendo uma operação com taxas mais baixas, planejamento é essencial antes de contratar o empréstimo.


Para ajudar na tomada de decisão antes de contratar esse tipo de operação, o Portal Brasil conversou com especialistas e pegou algumas dicas. Duas estão entre as mais importantes: evite acumular prestações e empréstimos consignados; e não comprometa mais de 25% do salário com essa operação.


Essas duas dicas servem também de alerta. Os juros baixos e a facilidade de acesso a essa linha de crédito acaba levando as pessoas a fazerem uma série de operações seguidas, sem calcular se aquele volume de prestações cabe no orçamento e, sem perceber, o cliente acaba superendividado, com a maior parte da renda comprometida com o consignado.


“O consignado era para tirar a demanda de consumo inconsciente, só que ele passou a ser mais um produto no mercado”, ponderou Ronalde Lins, economista do Conselho Federal de Economia (Cofecon). “Atualmente, 88% dos servidores em Brasília estão endividados ou superendividados com o consignado. Em alguns casos, ele toma praticamente todo o salário da pessoa com essa operação financeira”, relatou.



Como funciona o crédito consignado


Como não existe um boleto ou uma fatura, algumas pessoas contratam o consignado e esquecem de acompanhar mensalmente os descontos na folha de pagamento. Depois de algum tempo, acabam fazendo novas operações sem sequer checar se há espaço para novos empréstimos.


O especialista ainda explicou que o empréstimo consignado vai descontar as prestações diretamente do seu salário, ou seja, ele vai ficar menor durante o período de parcelamento da dívida. Por isso, é preciso evitar fazer novas prestações até quitar a operação para não comprometer o orçamento.


“Tem de planejar para não cair nas armadilhas do grande consignado. Algumas famílias têm até dez empréstimos no consignado, e isso é preocupante porque toma todo o orçamento familiar”, afirmou Lins.


Como usar o crédito consignado


O ideal é não usar essa linha apenas para consumo ou gastos supérfluos. Pegar o empréstimo consignado para quitar operações mais caras, como o rotativo do cartão de crédito ou o cheque especial, cujas taxas podem superar os 300% ao ano, é uma boa estratégia – neste caso o consignado é usado para trocar uma dívida cara por outra mais barata.


A recomendação é não comprometer mais de 25% da renda com o crédito consignado. No entanto, se você chegou a esse limite, um sinal de alerta está aceso, e se as contas estiverem apertadas demais, renegociar essas dívidas pode ser a melhor opção para evitar inadimplência e mais complicações.



Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############