Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O DDT e os "Mata-Mosquitos".

sexta-feira, 27 de março de 2009
O DDT e os "Mata-Mosquitos".
Ontem, encontrei a Professora Darcy, viúva de Manoel Vitorino, o “Seu Tito da Sucam” como era conhecido. Seu Tito é mais uma vítima do DDT em Cruzeiro do Sul e no mundo.

Enquanto conversávamos, ela ressentida e com a enorme ferida da perda do companheiro de muitas décadas, me pus a relembrar dos guardas da SUCAM ou mata-mosquitos da minha infância, principalmente do Cauby e do Fábio.

Apareciam lá por casa com suas bombas de borrifacão, pareciam verdadeiros soldados, caracterizados pelo uniforme, as botas e o capacete de alumínio. Mas, apesar do uniforme e de se dizerem “guardas” o povo os chamava era “mata-mosquito”. Hoje, cá comigo, penso que eles matavam (mesmo sem saberem) mosquitos, aves, mamíferos e pessoas, incluindo eles próprios.

Rapidamente a mãe cobria o que dava com os lençóis enquanto íamos até a cacimba carregar água para encher a bomba para misturar o veneno. A bomba pegava umas seis panelas d’agua. Depois de misturar o veneno, o guarda ficava manejando para dar pressão na máquina, como quem enche uma bola.
Tudo era admiração. O cheiro do produto, a cor que parecia leite, e a bomba. Meu Deus, como aquele troço de alumínio causava admiração! Areada e brilhante como as panelas mais areadas, devia pesar uma enormidade.

Quando a pressão era suficiente o mata-mosquito colocava o equipamento nas costas e iniciava a borrifaçao pelo lado externo da casa para concluir na parte interna.

O veneno ficava escorrendo das paredes e espalhado pelo assoalho, até secar e ser varrido (das paredes) e baldeado do chão. Guarda da Sucam lá em casa era sinônimo de trabalho forçado.

Estávamos livres da malária (impaludismo ou sezão, como se dizia antigamente), mas com uma concentração de veneno do organismo, ingerida pelos pulmões, pela boca e absorvida pela pele, altamente cancerígena.

Dois dias depois, nosso gato deitava no aceiro do terreiro para morrer em menos de 24 horas num tremelique agonizante e cruel.

Quanto teremos de DDT no organismo? Em quantos anos teremos reduzida a nossa expectativa de vida? Quantos já morreram vítimas do DDT e quantos ainda morrerão? Foram algumas das perguntas que me fiz naquele momento e certamente não terei resposta para nenhuma delas.

Mas o que é mesmo esse tal DDT?

O DDT (sigla de Dicloro-Difenil-Tricloroetano) é o primeiro pesticida moderno tendo sido largamente usado após a Segunda Guerra Mundial para o combate dos mosquitos causadores da malária e do tifo.

O DDT foi sintetizado em 1874, mas apenas em 1939 é que um químico suíço, Paul Muller, descobriu suas propriedades inseticidas. Por esta descoberta, o suíço recebeu o prêmio Nobel de medicina, em 1948.

O DDT é sintetizado pela reação entre o cloral e o clorobenzeno, usando-se o ácido sulfúrico como catalizador. O estado químico do DDT, em condições de temperatura (0° a 40°C)é sólido.

O DDT é insolúvel em água, mas solúvel em compostos orgânicos como a gordura e o óleo e tem um odor suave.

O químico suíço Paul Hermann Müller da Geigy Pharmaceutical recebeu o prêmio Nobel de medicina em 1948 por descobrir a eficiência do DDT para a erradicação de vários tipos de artrópodes.

Trata-se de inseticida barato e altamente eficiente. Apesar de sua eficiência, a bióloga norte-americana Rachel Carson, denunciou em seu livro Primavera Silenciosa que o DDT causava doenças como o câncer e interferia com a vida animal causando por exemplo o aumento de mortalidade dos pássaros.

Por este e outros estudos o DDT foi banido na década de 1970 de vários países. O DDT tem uma meia vida de vários dias em lagos e rios. O DDT se acumula na cadeia alimentar pois animais são contamidados por ele e depois são ingeridos por seus predadores que absorvem o DDT. Como os predadores se alimentam de várias presas, absorvem muito DDT.

Como resultado o DDT pode causar uma mortalidade maior para os predadores naturais de uma determinada praga do que para a própria praga. Isto pode causar um aumento descontrolado da população da praga devido a ausência de predadores.

O DDT pode estar presente em níveis aceitáveis em um lago mas vai se acumulando ao longo de uma cadeia de predadores até chegar em um peixe de consumo humano que pode apresentar uma concentração de DDT muito tóxica.

Na prática, o DDT se decompõe bem antes de se tornar concentrado, na cadeia alimentar.

O DDT apresenta grande eficiência no combate a mosquitos. Com ajuda do DDT, a malária foi banida da Flórida, Itália, Espanha,etc. No Brasil, houve erradicação da malária em estados como Ceará, Minas Gerais, Piauí,etc.Em 1950, o então presidente Eurico Gaspar Dutra anunciou a erradicação da dengue no Brasil. Em 1985, seguindo outros países, o DDT foi banido do Brasil.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/DDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############