Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sábado, 16 de março de 2013

OS MANDAMENTOS DE DEUS

OS MANDAMENTOS DE DEUS


Os mandamentos de Deus estão escritos nos cinco primeiros livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), os quais na realidade são um livro só, chamado “O livro da Lei” (em hebraico, Sêfer Torá), no qual está a Lei de Deus (Torá).


Deus deu vários mandamentos, mas muitos deles são dirigidos aos sacerdotes, ou aos governantes, e muitos deles só poderão ser cumpridos quando o Santuário de Deus, em Jerusalém, for reconstruído.


Farei aqui um resumo dos principais mandamentos que devem ser cumpridos pelas pessoas comuns, atualmente.


1) Amar a Deus com todo o seu coração, e com toda a sua alma, e com toda a sua força (Deuteronômio 6:5). Amar a Deus significa fazer a Sua vontade, cumprindo todos os Seus mandamentos.


2) Unir-se a Deus (Deuteronômio 10:20 e 13:5). A maneira de nós nos unirmos a Deus é nós estarmos sempre em contato com Ele, lendo as palavras dele que estão nas Sagradas Escrituras, e orando a Ele diariamente.


3) Ser santo (o homem) ou ser santa (a mulher) (Levítico 11:44 e 19:2 e 20:7 e 20:26).




5) Não ter outros deuses ou outros santos, além de Javé, o Criador de todas as coisas. (Êxodo 20:3).


6) Não fazer imagens de deuses ou de santos, não se inclinar diante de imagens, e não prestar culto a imagens. (Êxodo 20:4-5).


7) Destruir as imagens de deuses ou de santos que por acaso você tenha, e não ter na sua casa nenhuma imagem de nenhum deus, nem de nenhum santo, e não vender a ninguém as imagens, e não reaproveitar a prata nem o ouro que estiverem sobre as imagens. (Deuteronômio 7:25-26). Não se deve doar estas imagens, pois Deus ordenou que nós as destruamos.


8) Destruir os altares de deuses ou de santos que por acaso você tenha. (Deuteronômio 7:5).


9) Não fazer pedidos nem perguntas aos mortos. (Deuteronômio 18:10-12).


10) Não praticar adivinhação, nem prognósticos, nem agouros, nem feitiçaria, nem encantamentos, não consultar nenhum espírito adivinhante, não praticar magia, e não consultar as pessoas que praticam estas coisas (Deuteronômio 18:10-14).


11) Não comer os animais imundos (Levítico 11:1-31, Deuteronômio 14:1-21, e Levítico 20:25).


Em Levítico 11:1-31, Deus ordenou que nós não comamos os animais imundos, e Ele disse quais são os animais limpos, e quais são os animais imundos.


Ele disse que, dos animais terrestres, nós devemos comer somente aqueles que têm as unhas fendidas, divididas em duas, e que ruminam (Levítico 11:3). Estes são o boi, o carneiro, o bode e o veado, e os animais que são da mesma família que estes, como, por exemplo, o boi selvagem, o búfalo, o bisão, a cabra montesa, o alce, o gamo, o cervo, a rena, o antílope, etc. Já os animais que não têm estas duas características, Deus disse que são imundos, e disse para nós não os comermos. É o caso, por exemplo, do porco, que tem as unhas fendidas, divididas em duas, mas não rumina (Levítico 11:7), e do camelo, que rumina mas não tem as unhas fendidas (Levítico 11:4), e do coelho (Levítico 11:5), e da lebre (Levítico 11:6), do cão, do gato, do cavalo, e dos demais animais terrestres.


E dos animais que vivem nas águas, Deus disse para nós somente comermos aqueles que têm barbatanas e escamas (Levítico 11:9-10). É o caso dos peixes com escamas. Estes nós podemos comer. Porém os peixes sem escamas, e os demais animais aquáticos, como, por exemplo, o camarão, o siri, o caranguejo, as ostras, mexilhões e mariscos, a lula, o polvo, a lagosta, etc., estes são imundos, e Deus disse para nós não os comermos.


E quanto às aves, Deus deu uma lista das aves imundas (Levítico 11:13-19), e as aves que não constam desta lista são limpas, e podem ser comidas. A galinha, o pato, o ganso, o peru, a codorna, o faisão e o pombo, são aves limpas, que podem ser comidas, pois não estão na lista das aves imundas. Já o corvo, o urubu, o abutre, a águia, o falcão, a coruja, o avestruz, a garça, o cisne, o pelicano e a cegonha, entre outros, não podem ser comidos, pois estão na lista das aves imundas.


12) Não comer sangue, nem carne com sangue (Gênesis 9:4, Levítico 17:12-14). Somente podemos comer carne de animal cujo sangue tenha sido deixado escorrer após ter sido ele matado.


13) Não comer gordura de animal (Levítico 3:17).


14) Não comer carne de animal que tenha morrido por si mesmo, ou que tenha sido matado por feras no campo (Êxodo 22:30, que em algumas Bíblias é 22:31, e Levítico 17:15-16 e Deuteronômio 14:21). Somente podemos comer carne de animal que tenha sido matado especialmente para ser comido.


15) Não cozinhar o cabrito no leite da sua mãe. (Êxodo 23:19). Existem pessoas que dizem que não é permitido comer carne e leite ou derivado de leite na mesma refeição, mas isto não é verdade, pois Deus somente proibiu cozinhar o cabrito no leite da sua mãe, e não proibiu comer carne e leite na mesma refeição. Para mais detalhes sobre este assunto, veja a página



16) Não trabalhar no sétimo dia da semana, que é o sábado (em hebraico, shabat) (Êxodo 20:8-10). O sábado (shabat) começa no pôr-do-sol de sexta-feira, e vai até o pôr do sol de sábado. Isto porque no horário bíblico os dias começam no pôr-do-sol. Cada vez que o sol se põe, começa um novo dia (Gênesis 1:1-5).




18) Não trabalhar nos dias santos estabelecidos por Deus (Levítico, capítulo 23). Estes dias são:


a) O primeiro dia da Festa dos Pães Asmos (Chag haMatsot), que é o 15o dia do primeiro mês.


b) O sétimo e último dia da Festa dos Pães Asmos (Chag haMatsot), que é o 21o dias do primeiro mês.


c) O dia da Festa das Semanas (também chamada Festa de Pentecostes) (em hebraico: Chag haShavuot), que é o oitavo domingo após o 15o dia do primeiro mês.

Algumas pessoas dizem que o dia da Festa das Semanas (Chag Shavuot) é o 6o dia do terceiro mês, mas isto não é verdade, pois os versículos Levítico 23:15-16 mostram claramente que o dia da Festa das Semanas (Chag haShavuot) é o oitavo domingo após o primeiro dia da Festa dos Pães Asmos (Chag haMatsot).

Para mais detalhes sobre este assunto, veja a seguinte página:



d) O Dia da Aclamação (Yom Teruá), que é o 1o dia do sétimo mês.


e) O Dia da Expiação (Yom Kipur, ou Yom haKipurim), que é o 10o dia do sétimo mês.


f) O primeiro dia da Festa dos Tabernáculos (ou Festa das Cabanas, ou Festa das Tendas) (em hebraico: Chag haSucot ou Chag haSukot), que é o 15o dia do sétimo mês.


g) O oitavo e último dia da Festa dos Tabernáculos (Chag haSucot), que é 22o dia do sétimo mês.


O primeiro mês começa na lua nova mais próxima do início da primavera no hemisfério norte (Êxodo 12:2 e Êxodo 13:4). O primeiro mês é chamado de mês de Abibe. Abibe em hebraico significa primavera. No calendário bíblico, cada mês começa na lua-nova. No texto original da Bíblia, que é em hebraico, a palavra que significa “mês”, significa também “lua-nova”. Para mais detalhes sobre este assunto, veja a página http://www.servosdejave.org.br/calendario_judaico.htm .


19) Não comer massa fermentada durante a Festa dos Pães Ázimos (Chag Matsot), que vai do 15o ao 21o dia do primeiro mês (Levítico 23:6). Durante estes sete dias, devemos comer pães ázimos (Êxodo 12:17-20).


20) Não ter fermento em casa durante os sete dias da Festa dos Pães Ázimos (Chag Matsot) (Êxodo 12:19).


21) Jejuar durante todo o 10o dia do sétimo mês, que é o Dia da Expiação (Yom Kipur) (Levítico 23:27-29).


22) Habitar em tendas por sete dias, durante a Festa dos Tabernáculos (Chag Sucot), que vai do 15o ao 21o dia do sétimo mês (Levítico 23:42).


23) Não profanar a sua filha, fazendo-a prostituir-se (Levítico 19:29).


24) Não se prostituir (a mulher) (Deuteronômio 22:21 e Levítico 19:29 e Levítico 11:44 e 19:2 e 20:7 e 20:26 e 21:9). Deus ordenou que sejamos santos, e Ele disse que quando uma mulher se prostitui ela se profana, de modo que é mandamento de Deus que a mulher não se prostitua.


25) Não praticar incesto (Levítico 18:6-18).


26) Não se deitar com mulher durante a sua separação (nidá), que é o período de sete dias desde o início da menstruação dela (Levítico 15:19 e 18:19 e 20:18). Por exemplo: se a sua mulher ficar menstruada numa terça-feira, ela estará na sua separação até a terça-feira seguinte, e você só poderá voltar a ter relações sexuais com ela depois de passado este período. Quando termina este período de sete dias, a mulher fica limpa automaticamente, pelo decurso do prazo. Algumas pessoas dizem que quando termina este período de sete dias a mulher deve se imergir numa mikvé (ou mikvá) (piscina especial para banho ritual). No entanto, isto não é verdade, pois os versículos Levítico 15:19-24 deixam claro que a mulher que ficou menstruada fica limpa automaticamente quando termina o prazo de sete dias completos a partir do início da menstruação, pois ali não consta nenhuma ordem para que a mulher que ficou menstruada se lave com água após o término do período de sete dias da sua separação, e Deus ordenou que nós não acrescentemos nada à Sua Lei (Deuteronômio 4:2).


27) Não se deitar com mulher que esteja tendo fluxo de sangue fora do período menstrual, até sete dias após a cessação do fluxo (Levítico 15:25-28).


28) Lavar (o homem) com água toda a sua carne quando sair dele sêmen (Levítico 15:16).


29) Lavar com água toda roupa e toda pele que estiver suja de sêmen (Levítico 15:17).


30) Lavar-se com água (o homem e a mulher) após ter relações sexuais (Levítico 15:18). Neste caso, não é necessário lavar toda o corpo, basta lavar as partes do corpo que ficaram sujas, pois em Levítico 15:18 Deus não ordenou que se lave todo o corpo, como ordenou em Levítico 15:16.


31) Não praticar homossexualismo (Levítico 18:22).


32) Usar franjas na roupa, e colocar nas franjas um cordão azul (Números 15:37-41).


33) Usar filactérios (Êxodo 13:9, Deuteronômio 6:8 e Deuteronômio 11:18).


34) Colocar mezuzá na porta da casa (Deuteronômio 6:9 e Deuteronômio 11:20).


35) Não rapar o canto do cabelo, e não rapar o canto da barba (Levítico 19:27).


36) Não fazer em si incisão por um morto (Levítico 19:28).


37) Não fazer em si tatuagem (Levítico 19:28).


38) Não levantar o nome de Javé para a falsidade (Êxodo 20:7). Isto significa não jurar falsamente pelo nome de Javé, e não descumprir um juramento feito pelo nome de Javé.


39) Honrar o seu pai e a sua mãe (Êxodo 20:12).


40) Não odiar o seu irmão (Levítico 19:17).


41) Não deixar de repreender o seu próximo quando ele pecar (Levítico 19:17)


42) Não se vingar, nem guardar ira contra os filhos do seu povo (Levítico 19:18).


43) Amar ao seu próximo como a si mesmo (Levítico 19:18).


44) Não matar (Êxodo 20:13).


45) Não adulterar (Êxodo 20:14).


46) Não furtar (Êxodo 20:15).


47) Não dizer falso testemunho contra o seu próximo (Êxodo 20:16).


48) Não cobiçar a casa do próximo, nem a mulher do próximo, nem coisa alguma do próximo (Êxodo 20:17).


Esta lista de mandamentos não é completa, pois existem ainda outros mandamentos de Deus na Bíblia, não mencionados aqui. Leia atentamente a Lei de Deus (Torá) (cinco primeiros livros da Bíblia), para conhecer todos os mandamentos de Deus.


Se você passar a obedecer a todos os mandamentos de Deus, todos os pecados que você cometeu anteriormente serão perdoados e esquecidos por Deus (Ezequiel 18:21-22), e você será absolvido no julgamento final, e terá a vida eterna (Daniel 12:2).


Que Javé (Yahveh) vos abençoe.


João Paulo Fernandes Pontes.


Publicado em 30 de dezembro de 2003.


Atualizado em 23 de fevereiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############