Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Enquanto isso, no serviço público…


BSPF     -     16/03/2016


Cortes orçamentários e crise política afetam motivação dos funcionários


Qualquer que seja o governo a surgir de toda essa confusão, uma coisa é certa: encontrará uma burocracia formada por servidores públicos desesperançados e desmotivados.


Ao contrário do que afirma o sociólogo Jessé Souza, atual presidente do Ipea, no Brasil o Estado é mais idolatrado do que o mercado. Empregos públicos com salários razoáveis são disputadíssimos. “Concurseiros” bacharéis em Direito pulam de prova em prova em busca de mais dinheiro e satisfação profissional – tendo, é claro, a garantia de boa aposentadoria e estabilidade no emprego.


Mas um fator que costuma ser esquecido nessa discussão é a motivação. Crises econômicas implicam (ou deveriam implicar!) contenção de gastos. Assim, nos últimos meses, professores de universidades federais têm que formar bancas de mestrado e doutorado convidando colegas de outros estados para avaliar os candidatos via Skype. Passagens aéreas foram cortadas. Claro que isso está longe de ser uma tragédia, mas é sinal de tempos difíceis para funcionários públicos.


O principal problema, claro, está nos salários. Enquanto funcionários do governo carioca estão recebendo com atraso, os servidores federais podem esquecer qualquer tipo de aumento nos próximos meses. Vale lembrar que no governo não há reposição automática da inflação, ao contrário do dissídio do setor privado.


Cortes orçamentários como os de 2015 e 2016, então, provavelmente afetam a motivação dos servidores públicos e, consequentemente, a qualidade de seu trabalho. Mas um estudo publicado no Journal of Public Administration Research and Theory mostra que inovações organizacionais podem ajudar a preservar o bem-estar (e competência) dos funcionários em tempos de crise.


De qualquer maneira, o cenário para os próximos meses é sombrio não só na política, mas também na capacidade estatal.


Fonte: Revista Veja (Sergio Praça)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############